Segurança | 17/04/2019

Convênio com Polícia Federal aprimora capacidade de ação da Guarda Municipal de Louveira

gm

Por meio da Secretaria Municipal de Segurança, a prefeitura tem realizado investimentos contínuos na segurança pública de Louveira com o objetivo de ampliar a ação dos agentes da Guarda Municipal em defesa dos cidadãos.

Medidas como videomonitoramento, patrulhamento e bases móveis, são efetuadas por agentes bem treinados e equipados da Guarda Municipal (GM). Os guardas participam do programa contínuo de aprimoramento com cursos táticos, novos armamentos, uniformes e coletes, fortalecendo a segurança de Louveira e mantendo-se como uma das cidades mais seguras da região.

Capacidade de atuação

A GM de Louveira conquistou junto à Superintendência da Polícia Federal o porte definitivo de arma de fogo, podendo portar tanto o armamento particular quanto o da corporação 24h. Esta segurança jurídica somente foi possível após a Ação Direta de Inconstitucionalidade do STF de n.º 5.948, emitida em junho de 2018, que autoriza o porte para a GM em cidades com menos de 50 mil habitantes. Desde 2004, a GM de todas as cidades do Brasil atuavam desarmadas ou com permissão baseada em instrumentos jurídicos.

Na esteira desta coquista, a GM de Louveira está atualizando o armamento e substituindo os revólveres por pistolas. Além disso, todos os guardas municipais cumprem requisitos da legislação para estar preparados tecnicamente e equipados para o enfrentamento de ocorrências. Eles passam por exames psicológicos e de habilidade técnica para o uso e manuseio de arma de fogo, como a qualificação anual de 80 horas aulas.

Com estas conquistas, a GM louveirense está entre as mais atualizadas e capacitadas do país.

Muralha eletrônica

Operando desde 2014, a central de videomonitoramento cobre toda a área de Louveira, sendo equipada com mais de 90 câmeras que funcionam 24 horas por dia.

O sistema é conhecido como “muralha eletrônica”, já que cerca a cidade com câmeras instaladas nas entradas e saídas que, ao flagrar o acesso de veículos com registros de furto ou roubo, soa um alarme para que a viatura mais próxima faça a abordagem. A central é interligada com o banco de dados de municípios da região, agilizando a identificação de pessoas e veículos suspeitos.

Patrulhamento e base móvel

Para mais agilidade, o patrulhamento diário de motos da GM é realizado em duplas, agindo preventivamente e possibilitando uma rápida atuação dos agentes, principalmente em áreas comerciais com grande fluxo de pessoas e veículos. O policiamento comunitário atua diariamente por meio de uma base móvel em locais com maior circulação.

Com esta estrutura, a Prefeitura de Louveira aprimora a segurança da população, ajudando nas investigações e combatendo diretamente crimes na cidade e região.

3Q5A0960.jpg
3Q5A0963.jpg