Cultura & Eventos | 24/07/2023

Conselho de Políticas Culturais de Louveira tem nomeação e pré-lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo nesta terça-feira(25)

O evento acontece no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura às 19h; Louveira deve receber, pela Lei Paulo Gustavo, R$ 462 mil para projetos voltados ao audiovisual e outras linguagens

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realiza na próxima terça-feira (25) a nomeação dos membros eleitos para o Conselho de Políticas Culturais de Louveira, juntamente com o pré-lançamento dos editais da Lei Paulo Gustavo. O evento acontece no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura às 19h. Louveira deve receber, pela Lei Paulo Gustavo, R$ 462 mil  para projetos voltados ao audiovisual e outras linguagens.

“A formação do Conselho vem para fomentar a área cultural de Louveira e alinha as ações entre administração pública, artistas e público que prestigia as apresentações culturais na cidade. Todos com o mesmo objetivo: a disseminação das atividades culturais em Louveira. Por meio do Conselho, podemos avançar ainda mais nos investimentos culturais em nossa cidade”, comenta o Prefeito Estanislau Steck.

Os membros do Conselho de Políticas Culturais (CMPC) foram eleitos durante a 1ª Conferência de Cultura de Louveira que aconteceu no dia 4 de Junho, também no Salão de Eventos da Secretaria de Cultura, e teve como tema “Plano Municipal de Cultura: O que é, Para que serve e Como a sociedade contribui para a sua construção”. Os interessados em compor o conselho realizaram sua inscrição junto a Secretaria de Cultura através de link divulgado no site da Prefeitura de Louveira e houve a eleição durante o evento.

O Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) é um órgão de caráter consultivo, deliberativo e normativo, que no âmbito da Secretaria de Cultura, institucionaliza a relação entre a Administração Pública e os setores da sociedade civil vinculada à cultura. É uma instância de participação que a sociedade tem para interlocução com o poder público.

Lei Paulo Gustavo

Também nesta terça-feira, acontece o pré-lançamento do edital da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) realizada pelo Governo Federal. A lei representa um amplo investimento direto no setor cultural da história do Brasil. São R$ 3.862.000.000,00 (três bilhões oitocentos e sessenta e dois milhões de reais) para a execução de ações e projetos em todo o território nacional e Louveira será uma das cidades beneficiadas. Louveira deve receber R$ 462 mil para projetos voltados ao audiovisual e outras linguagens, a ações da Secretaria da Cultura fazem parte da operacionalização do Sistema Municipal de Cultura. A aplicação da lei tem como objetivo ações emergenciais que visem combater e mitigar os efeitos da pandemia da covid-19 sobre o setor cultural. A lei homenageia o artista Paulo Gustavo, que faleceu em 2021, devido a complicações causadas pelo COVID-19.