Cultura & Eventos | 10/07/2023

Conheça a Big Band do Conservatório de Tatuí: Banda vem a Louveira para Cultura na Estação

No dia 15 de julho, a Big Band do Conservatório de Tatuí integra grade de Encontro de Big Bands de Louveira

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Cultura e Eventos, realiza no dia 15, sábado, mais uma edição da “Cultura na Estação”. Este mês, o evento contará com o 1° Encontro de Big Bands de Louveira. A Big Band do Conservatório de Tatuí marca presença às 18h30.

“A Cultura na Estação deste mês estará centrado nas Big Bands, que possui uma origem musical linda e rica culturalmente. Louveira possui a Louveira Big Band, que todo quarto domingo do mês realiza um espetáculo na Estação Ferroviária, e quem já assistiu pode comprovar isso. Buscando ampliar os laços e fortificar a cultura louveirense, apresentamos à população o 1° Encontro de Big Bands de Louveira” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

A Big Band do Conservatório de Tatuí foi criada em 1975 e conta, atualmente, com 20 integrantes. Tem como objetivo propiciar a estudantes a prática de big band, apresentando repertório tradicional para esse tipo de formação. Por ter uma formação versátil, o grupo apresenta uma grande variedade de gêneros musicais – da música instrumental contemporânea ao jazz tradicional e à música brasileira de vanguarda. Atualmente, a Big Band tem como meta a pesquisa de repertórios inovadores e a divulgação da música instrumental, com compromisso de qualidade, convidando artistas e apresentando-se ao lado de importantes instrumentistas.

Como o próprio nome diz, a Big Band é integrada ao Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí, ou como é reconhecido internacionalmente, o Conservatório de Tatuí, que foi criado por lei estadual em 13 de abril de 1951 e fundado oficialmente em 11 de agosto de 1954 e representa uma das mais sérias e bem sucedidas ações no setor cultural no Estado de São Paulo.

Com mais de 60 anos de formação e difusão cultural, uma das mais respeitadas escolas de música da América Latina cumpre a missão de formar instrumentistas, cantores, atores e luthiers de prestígio internacional. Seus mais de 50 cursos regulares distintos, todos gratuitos, têm duração média de sete anos e seus alunos sempre se destacam em concursos nacionais e internacionais. Alguns dos principais músicos da atualidade foram formados no Conservatório de Tatuí.