Saúde | 09/05/2013

Conferência da Saúde reúne autoridades, especialistas e população

Foto: Jasso / PML

 

A VI Conferência Municipal de Saúde, realizada no último sábado (4 de maio), reuniu no auditório da Secretaria de Saúde de Louveira autoridades municipais e regionais, profissionais da área de Saúde e populares. O encontro acontece a cada dois anos com o objetivo principal de construir políticas de Saúde e aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da participação popular.

Durante a Conferência, a secretária de Saúde Pâmela Mango discursou e enalteceu a iniciativa de oferecer à população a oportunidade de opinar sobre os rumos da política pública nesta área. “Este é um momento importante para o povo se manifestar, levantar e discutir propostas para ajudar a orientar os rumos da saúde, criando diretrizes para a construção de políticas públicas na área da saúde, que deverão compor o Plano Municipal de Saúde e o Plano Plurianual (PPA)”, explicou Pâmela.

A vice-prefeita Neusa Orestes, por sua vez, optou por um discurso de união entre o poder público, o conselho de saúde e a população. “Vamos trabalhar todos juntos para buscar soluções e trabalhar para o bem de todos os louveirenses, atendendo as demandas do município na saúde”, disse.

O tema desta edição da Conferência - ‘Saúde: Responsabilidade de Todos’- foi abordado em três eixos: humanização e acolhimento, promoção e prevenção à Saúde, e Planejamento em Saúde. Na ocasião, foram discutidas sugestões levantadas nas seis pré-conferências organizadas durante todo o mês de maio nos bairros Monterrey, Centro, Abadia, Burch, Santo Antônio e Terra da Uva.

As principais indicações aprovadas na Conferência abordam melhorias no atendimento, na estrutura física e aparelhagem das unidades de saúde, além da capacitação de funcionários e aperfeiçoamento da divulgação de campanhas nesta área.

Além da vice-prefeita e da secretária de Saúde, compuseram a mesa o secretário de Governo, Hélio Braz; o presidente da Câmara, Estanislau Steck; a presidente da OAB de Vinhedo, Adriana Viel; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Estefânia de Godoy; a articuladora da Atenção Básica CGR de Jundiaí, Lígia Marial Bestetti; e o Médico Pediatra e de Saúde Pública do Município de São José dos Campos, Gilson De Carvalho, que ministrou uma palestra com o tema ‘SUS, Responsabilidade de Todos’. Participaram do evento também o secretário Municipal de Assistência Social, Rogério de Nóbrega; o presidente da Comissão de Saúde e Bioética da OAB estadual de São Paulo, Dario Prado Figueiredo e da diretora da Santa Casa de Louveira, Stella Marcondes Kaschell.

 

Eleições do Conselho

Outro objetivo importante da IV Conferência Municipal de Saúde é a divulgação do trabalho do Conselho Municipal de Saúde e a eleição dos conselheiros, que acontecerá na próxima sexta-feira (10 de maio) para o segmento dos trabalhadores da Saúde, e no sábado (11 de maio) para os usuários, das 8h às 17h na Câmara Municipal de Louveira. Os moradores que forem votar deverão levar um documento com foto e comprovante de residência.