Cultura & Eventos | 04/03/2013

Concurso para escolha da corte da Festa da Uva de Louveira conta com 30 participantes

Zinas / PML

O concurso para a escolha da rainha e das três princesas da 46ª Festa da Uva e 3ª Expo Caqui de Louveira contou com 30 concorrentes.  O evento foi realizado na tarde do último sábado (2 de março) na Câmara Municipal de Louveira e contou com a presença da vice-prefeita, Neusa Orestes, do secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e presidente da Festa da Uva de Louveira, Jailson Marinho, do superintendente da Fumhab, o professor Zé Batista, do secretário de Administração, André Raposeiro e do diretor da divisão de Cultura, Jó Bichara – responsável pela apresentação do evento. Compareceram também, como juradas, as ex-rainhas da Festa da Uva, Fátima Polozi e Irma Montelato.

Durante o concurso, as concorrentes foram avaliadas pelo júri em vários quesitos, como articulação vocal, beleza, apresentação pessoal, entre outros. Após a apuração da Comissão Cultural, a divulgação do nome das vencedoras acontece no dia 5 de março, na Casa da Cultura.

A vice-prefeita de Louveira, Neusa Orestes, desejou sorte as concorrentes e falou sobre a importância em ser integrante da corte da festa. “Acredito que ser rainha e princesa da Festa da Uva é um desejo de muitas mulheres da cidade, por isso é um grande privilégio participar como jurada e poder mandar essa mensagem de apoio a todas vocês”, disse a vice-prefeita. “Acredito que a cidade será muito bem representada e que vocês irão ajudar na promoção deste evento tão tradicional”, afirmou.

“Este ano temos o compromisso com o prefeito Junior Finamore de realizar uma Festa da Uva diferente e de privilegiar o nosso povo louveirense”, afirmou Jailson Marinho, que falou ao público presente no início da cerimônia e enviou mensagem de apoio às participantes: “Desejo sorte a todas vocês (concorrentes). Tenho a convicção de que independente de quem seja as escolhidas para serem a rainha e as três princesas da festa, Louveira estará bem representada”, concluiu.

A cerimônia

Encarregado pela apresentação do concurso, o chefe da Divisão de Cultura Jorge Bichara Netto – o Jó Bichara – iniciou sua participação falando sobre a responsabilidade em integrar a corte da Festa da Uva de Louveira. “As candidatas escolhidas pelo nosso júri terão a coragem e responsabilidade em representar a cidade que mais cresce na região”, disse. Em seguida, foi exibido um vídeo sobre a história deste evento tradicional na cidade, com fotos históricas da primeira edição em 1956.

Após o fim do vídeo, as candidatas foram convocadas nominalmente a desfilar em frente aos jurados e se encaminhar ao plenário. Em seguida desfilaram todas juntas, se apresentaram e leram um texto para avaliação da articulação vocal e apresentação pessoal. No final, como último teste as concorrentes responderam a perguntas dos jurados, sobre assuntos que abordaram peculiaridades, fatos históricos e informações gerais sobre Louveira.

A Festa

A Prefeitura Municipal de Louveira realizará a 46ª edição da Festa da Uva e 3ª ExpoCaqui, nos dias 11, 12, 17, 18, 19, 24, 25 e 26 de maio,  na Área de Lazer do Trabalhador, situada na Rodovia Romildo Prado, km 1.

João / PML
João / PML