Cultura & Eventos | 23/04/2015

Concerto especial marca aniversário da Corporação Musical Progresso Louveirense

Banda Progresso

O evento acontece no próximo dia 30 de abril a partir das 20h na Câmara Municipal

Com todos os requisitos para ser um dia emocionante, a secretaria de Cultura e Eventos prepara um concerto especial para marcar o 34º aniversário da Corporação Musical Progresso Louveirense. O espetáculo acontece no plenário da Câmara Municipal (Rua Wagner Luiz Bevilacqua, 35 – Bairro Guembê) e será aberto ao público, que poderá prestigiar o concerto junto com autoridades municipais e convidados. A festa vai trazer um repertório diversificado, com músicas instrumentais, populares e eruditas com solistas e temas conhecidos do público.

Atualmente a Progresso Louveirense vem sendo regida pelo maestro Maycon Paiva, tendo como diretor artístico Gesse Araújo e presidente Gilberto Alves. Conta também com quarenta e dois executantes e três monitores de apoio administrativo, entre eles os membros atuantes mais antigos são os músicos João Guilherme Martins e Olívio Pilon.

A Banda Progresso

Em 1927, famílias tradicionais de Louveira, amantes da arte-musical, se reuniram para formar a Banda de Msica denominada Banda Santo Antonio. Teve como primeiro maestro o Santo Scarance, seguido dos maestros Ferdinando Canella, José Bertié, Luis Pagotto. Alguns anos da década de 70, século passado, a Banda parou suas atividades por falta de recursos para prosseguimento.


Em 1980 voltou a atuar novamente sob direção de Isidoro Scarance, irmão de Santo Scarance, regendo-a por vários anos, seguido pelo maestro Edson Francis.
A partir de 30 de abril de 1981, oficializou-se como “Corporação Musical Progresso Louveirense”, ligada ao Departamento de Educação e Cultura do Município na época, hoje atendida pela Secretaria de Esportes e Cultura, Divisão de Cultura.