Negócios Jurídicos | 07/04/2014

Comitiva de Louveira solicita a presidente do TRT instalação de Posto da Justiça do Trabalho

Foto: Divulgação

O advogado da Prefeitura de Louveira e presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB Louveira/Vinhedo, Carlos Eduardo Diniz, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Estanislau Steck, e integrantes da OAB estadual e regional se reuniram na tarde da última segunda-feira (31 de março) com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Flavio Allegretti de Campos Cooper, e com o corregedor regionalEduardo Benedito Oliveira Zanella no Gabinete da Presidência da Corte, em Campinas.

Durante o encontro, a comitiva de Louveira solicitou aos dirigentes do TRT a criação de um Posto Avançado da Justiça do Trabalho em Louveira, o que iria agilizar a resolução de conflitos trabalhistas entre empregados e empregadores da cidade.

“Atualmente, o Posto de Vinhedo atende também a demanda de Louveira, gerando uma espera de até um ano para realização da primeira audiência de conciliação. Já com a instalação da unidade de Louveira esse tempo diminuiria para dois meses, trazendo uma justiça mais eficiente e rápida aos cidadãos da cidade”, explica o advogado Carlos Eduardo Diniz.

O desembargador Flavio Cooper reconheceu a importância de buscar aproximar a Justiça do Trabalho dos jurisdicionados de Louveira. Segundo o Presidente da Corte, os números do Posto Avançado de Vinhedo confirmam o grande volume de processos provenientes do município de Louveira – 855 das 1.965 ações ajuizadas em 2012 e 928 dos 1.885 processos iniciados em 2013.

Flavio Cooper explicou que a criação de Postos Avançados da Justiça do Trabalho tem sido estimulada pela Corte como medida emergencial para buscar aproximar os jurisdicionados mais distantes das sedes das unidades, por depender apenas da parceria do Tribunal com os Executivos e Legislativos municipais interessados, que se incumbem da cessão do espaço e dos servidores necessários ao funcionamento da unidade.

Ele apontou ainda que, uma vez criada a Vara do Trabalho de Vinhedo, torna-se mais viável a criação de um Posto Avançado em Louveira, iniciativa que já conta com o apoio da Prefeitura Municipal, por meio do Prefeito Nicolau Finamore Junior, que neste ano já inaugurou o Foro Distrital de Louveira.