Obras | 21/08/2015

Começa expansão da Avenida Tiradentes

tiradentes

Obra inclui dois novos acessos e visa orientar o tráfego de veículos no Centro

Principal acesso à Vila Pasti, Centro, a Avenida Tiradentes está em obras. Nesta semana a Prefeitura deu início ao alargamento da via com o objetivo de agilizar o trânsito local e orientar o tráfego de veículos, bastante intenso nas proximidades da Estação Férrea.

Para iniciar a obra, a Prefeitura precisou interditar metade da faixa da Av. Tiradentes no sentido Rua José Niero-Vila Pasti, mas somente durante o horário de trabalho. Depois do horário comercial a rua é liberada.
Após o alargamento da via, o cronograma da obra prevê a construção de duas alças nas esquinas entre a Rua José Niero e a Avenida Tiradentes, sendo uma de acesso e outra de saída do Bairro Vila Pasti.
Concluídas as alças, o motorista que trafegar pela José Niero, no sentido Jundiaí-Centro, e quiser acessar a Vila Pasti entrará direto no bairro por uma alça em formato de arco. E, para sair do bairro para seguir sentido Centro, o motorista terá que pegar a alça de saída da Tiradentes. As obras vão descongestionar o trânsito no local, que fica concentrado nas duas esquinas entre as vias Tiradentes e José Niero.
O local começou a ser preparado para receber melhorias há cerca de 20 dias, com a construção de um muro de proteção próximo às casas tombadas e poucos metros atrás do muro lateral já existente. De acordo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, a construção do muro foi necessária para recuar a calçada e alargar a via.
Além da infraestrutura viária, será construída uma calçada contornando a Estação Ferroviária até o início da Rua 21 de março.

Centro de ‘cara nova’
Além das melhorias viárias, o ‘coração da cidade’ tem seu principal cartão postal em processo de restauro: a Estação Ferroviária da cidade vai ficar com a aparência de 100 anos atrás, quando seu último prédio foi inaugurado.
A intervenção promete resgatar a ‘aparência’ dos tempos em que recebia viajantes de todas as regiões do País. Com a obra, a Prefeitura pretende transformar o principal cartão postal da cidade em um espaço cultural, turístico e de convício social.
A empresa contratada pela Prefeitura restaurou toda a estação incluindo pisos, teto, fachada e estruturas metálicas. Fundamentais para o resgate estético do prédio, as quatro fachadas de azulejos receberam uma atenção especial: foram resgatadas 1.500 unidades das 4.450 peças desses azulejos, e o restante foi recomposto com réplicas dos originais.