Obras | 06/11/2014

Começa a reforma da passagem de nível da Estação Ferroviária de Louveira

estação 6-11

 

 

Esta semana, a equipe designada para os trabalhos de restauração da Estação Ferroviária de Louveira  está trabalhando na recuperação da passagem subterrânea – que liga os dois lados das linhas férreas.  No local,  os operários estão fazendo a lavagem dos rodapés para prospecção.  O ‘corredor’  recebeu um novo reboque, em seguida  será pintado, limpo e receberá um novo piso. Posteriormente, o acesso será fechado com vidro laminado de segurança.

O assentamento das placas de concreto pré-moldado nas bordas das plataformas de embarque continuam, assim como nas escadas de acesso. De acordo com o cronograma de execução dos trabalhos, a instalação do piso de concreto será o próximo passo. 

Também está sendo feita a remoção dos azulejos que, com o passar dos anos, foram soltando da estrutura e deixando lacunas que hoje estão preenchidas com argamassa. Os funcionários da obra, no entanto, estão retirando a argamassa e removendo cuidadosamente as peças soltas, para em seguida recupera-las e reintegrá-las. As lacunas serão preenchidas com azulejos novos, produzidos com o mesmo design do antigo.

No depósito, onde os forros estão danificados, será preciso substituir a madeira por material em cedrinho e com as mesmas dimensões. Já os sanitários terão equipamentos modernos, mas sem perder seu valor histórico. Nesta parte, serão acopladas cabines PNE para proporcionar sanitários separados para os dois gêneros.

As intervenções estão sendo feitas com muito critério para não descaracterizar o imóvel, que é patrimônio histórico tombado pelo Condephat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo).  Antigamente a estação era um o principal ponto de referência da cidade e a intenção da Prefeitura é que no final do restauro, a Estação tenha a mesma beleza de antes proporcionando aos moradores antigos rememorar as boas lembranças de décadas atrás.