Assistência Social | 23/05/2023

Com sólidas políticas públicas sociais, Louveira avança em programas de segurança alimentar e nutricional

A Prefeitura de Louveira, por meio da secretaria de Assistência Social, e com as ações do Fundo Social nos últimos 3 anos, vem intensificando políticas que promovem avanços para a segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social, assistidas na cidade. Uma delas é o Programa Prato Cheio que, desde a sua criação em julho de 2022, já entregou mais de 10.000 cestas básicas e pouco mais de 9.000 recargas de R$200,00 no cartão alimentação para pessoas em vulnerabilidade social em Louveira. Ainda, programas de acompanhamento das famílias, inclusive com cursos e ações para inserção no mercado de trabalho, são destaques nestas ações gerenciadas pela Prefeitura de Louveira. (detalhes abaixo)

“As ações realizadas no âmbito de assistência social geram impactos positivos de forma imediata nas famílias atendidas. Vamos continuar trabalhando e investindo nestes trabalhos, fazendo a diferença para muitos moradores. Sabemos o quanto é fundamental oferecermos esse auxílio às famílias mais necessitadas do nosso município”, afirma o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Entre as outras ações para combater a desigualdade social e a fome em Louveira, as famílias inseridas no Programa Prato Cheio, que estão fora do mercado de trabalho, são encaminhadas para as vagas de emprego do SAT (Serviço de Apoio ao Trabalhador) e cursos gratuitos com o Programa CozinhAlimento, que são realizados no NUCCA (Núcleo de Capacitação) para geração de renda.

Além da entrega da cesta de alimentos, a Prefeitura também realiza a entrega de absorventes a mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que tenham de 11 a 50 anos. A ação faz parte do Programa de Combate à Pobreza Menstrual, instituído no município através da Lei nº 2.713, de 5 de outubro de 2021.

Louveira ainda conta com a cozinha piloto e qualidade nutricional na merenda escolar do município, que contribui direta no processo de aprendizado das crianças, dentro dos princípios estabelecidos no plano de governo do Prefeito Estanislau Steck. Cerca de 10 mil refeições são ofertadas diariamente pela Prefeitura, com cardápio nutritivo e que, ainda, valoriza os produtos dos agricultores locais.
Outro avanço importante também, registrado desde o ano de 2022, foi a integração que a Prefeitura de Louveira implementou entre as secretarias, no auxílio e orientação aos agricultores de Louveira para participar do Programa Agricultura Familiar. Com essa ação conjunta, foi possível a distribuição de frutas produzidas na cidade como caqui, figo e uva aos alunos da Rede Municipal e Estadual, além de banana, goiaba, alface e rúcula.

O Fundo Social também tem trabalhado em ações de destaque, como o programa Mãe Louveirense, que incentiva as mães gestantes a manterem, no mínimo, 7 consultas pré-natal para o recebimento de kits de maternidade; as ações com as costureiras da cidade na produção das Taba EcoBag, com lonas reutilizáveis, unindo solidariedade e meio ambiente; e, neste segundo semestre, cursos que também serão realizados na sede do Fundo para a formação e, assim, capacitação para geração de renda.