Educação | 17/05/2024

Com sessões exclusivas, alunos municipais assistem a espetáculo sobre inclusão e autismo

O espetáculo “O autista e seu mundo” é encenado pelos artistas do Family Cirkus, na Área de Lazer do Trabalhador, e tem sido prestigiado pelos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas municipais; nesta sexta-feira (17) acontece o último dia de apresentações, do qual participam os alunos da EMEB José Odair Montelatto e da EMEB Ângelo Argenton Filho

Com ações constantes de inclusão, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem levado os alunos da rede municipal para assistirem ao espetáculo “O autista e seu mundo”, encenado pelos artistas do Family Cirkus, presente na Área de Lazer do Trabalhador. A apresentação teatral tem foco a conscientização das crianças sobre a importância de compreender, respeitar e acolher os amigos autistas.

Nesta sexta-feira, 17 de maio, acontece o último dia de apresentações, do qual participam os alunos da EMEB José Odair Montelatto e da EMEB Ângelo Argenton Filho. Nesta quinta-feira (16) participaram os alunos da Educação Fundamental do Ceil Bairro, da EMEB Odilon Leite Ferraz e da Escola Melissa Sicalhoni. Mas todas as escolas tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo cultural.

As sessões exclusivas, além de proporcionar às crianças a oportunidade de aproveitar o circo, são importantes pelo conteúdo socioeducativo do espetáculo, como forma de despertar nos alunos o espírito de amizade, respeito e carinho com o colega, apesar das diferenças. O Family Cirkus traz como diferencial o personagem Lukinha, que trata sobre a realidade do autismo.

A inclusão é uma das prioridades na rede municipal de ensino de Louveira, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE), mas a Prefeitura oferece também à população atendimento e ações integradas com a área Social e da Saúde, por meio do Centro de Referência do Autismo, por exemplo, que atende mais de 300 pessoas, em sua maioria crianças.