Saúde | 06/01/2023

Com queda em novos casos, Prefeitura de Louveira revoga obrigatoriedade do uso de máscara a partir desta sexta-feira (06)

As ações preventivas tomadas pela Prefeitura no ano passado resultaram na redução do número de casos, que chegou a mais de 300 em 7 dias para pouco mais de 40 na semana passada; a obrigatoriedade fica mantida nas unidades de Saúde e no transporte público

Após quatro semanas consecutivas de queda nos números de novos casos de Covid-19 em Louveira, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, revoga nesta sexta-feira (06) a obrigatoriedade no uso de máscara em ambientes internos. Porém, fica mantida a obrigatoriedade nas unidades da Saúde e também no transporte público, seguindo o decreto do Governo do Estado de São Paulo, vigente desde novembro.

"Nossa gestão tem trabalhado, com planejamento e monitoramento constante, na prevenção de novos casos de Covid na cidade. Em novembro, por conta da alta, adotamos novas medidas que foram imprescindíveis para a redução dos casos neste início de ano. Estamos muito satisfeitos com o resultado porque conseguimos uma importante tendência de queda nos registros", afirmou o Prefeito Estanislau Steck.

A decisão de revogar o decreto municipal foi tomada nesta sexta-feira (06) pela Comissão Municipal de Enfrentamento e Prevenção do Coronavírus, após avaliar a situação epidemiológica em Louveira como estável.

Apesar da não obrigatoriedade, a Secretaria de Saúde aponta como recomendado o uso de máscara.

"A Comissão avalia o momento, e aquela determinação de retomar o uso da máscara foi certeira por conta de possíveis aglomerações devido aos jogos da Copa do Mundo e proximidade com as festas de final de ano. Mas a partir dela tivemos a oportunidade de observar o resultado efetivo de uma sequência de quatro semanas de queda nos números. Desta forma, agora podemos retirar a obrigatoriedade do uso da máscara, porém, ainda com recomendação para que ela seja usada como forma de prevenção, principalmente em ambientes fechados", explica a Secretária de Saúde, Marcia Bevilacqua.

O decreto de retomada no uso da máscara em locais fechados, com forte recomendação para uso também em ambientes externos, se deu no último dia 28 de novembro por prevenção, em razão, na época, de uma tendência de aumento no número de casos confirmados devido às novas variantes da Ômicron.

Plantão

Com o objetivo de aumentar ainda mais a cobertura vacinal da população louveirense, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado (07) mais um importante plantão para vacinação contra a Covid-19, na unidade do Centro (CSIII) e também no PAS do Santo Antônio, das 8h às 12h30.

Na unidade do Centro, além da vacinação, também serão realizados a testagem de Covid e exames da papanicolau. Além dos plantões constantes nos finais de semana, a vacinação é realizada diariamente das 8h às 15h em todas as unidades de Saúde de Louveira.