Cultura & Eventos | 02/05/2023

Com público de 40 mil pessoas e mais de 30 toneladas de frutas vendidas, 1º final de semana da 53° Festa da Uva e 9ª Expo Caqui

Os números iniciais demonstram o resultado extremamente positivo da festa; e mais: sem registro de ocorrências policiais tanto internas quanto externas; a festa continua neste fim de semana com shows de Raça Negra, Boate Azul das duplas Gian & Giovani e Edson e Hudson, Barões da Pisadinha e Teodoro & Sampaio

Com muitas atrações para todas as idades, e grandes shows com artistas de renome nacional, o primeiro final de semana da 53° Festa da Uva e 9ª Expo Caqui foi um sucesso tanto de público quanto em resultados econômicos. Os números iniciais são impressionantes. De acordo com a organização, a festa recebeu um público superior a 40 mil pessoas nestes 4 primeiros dias de festa; foram comercializadas mais de 30 toneladas de frutas. Além dos dados impressionantes, a festa ocorreu sem registro de ocorrências policiais, com total segurança, organização, dentro de um ambiente saudável e familiar.

“A festa foi um sucesso enorme, com a presença da nossa população mas também de muitos visitantes de cidades vizinhas e de até de cidades mais distantes. Preparamos tudo com muito carinho, organização, segurança, limpeza, tudo para garanti um ambiente familiar. O balanço deste final de semana é muito positivo em todos os aspectos. Além de muita diversão, o resultado econômico foi muito bom. E esse era um dos objetivos, porque a festa também é feita para valorizarmos os nossos produtores. Também queríamos priorizar as entidades da cidade, afinal, elas são responsáveis por todas as delícias que temos na praça de alimentação, com muitas opções”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

A praça de alimentação apresentou resultado extremamente positivo. Somente no restaurante com buffet de comida caseira foram vendidas mais de 5 mil refeições. Entre as entidades presentes foram vendidos mais de 2 mil quilos de frango, 2 mil quilos de polenta, 3 mil pasteis, 2 mil unidades entre salgados, sobremesas e sorvetes, 45 porções de massas e 500 lanches.

No Espaço Agricultor, foram comercializadas mais de 30 toneladas de frutas, um recorde, elogiado por todos os produtores da cidade, como uma das festas com maior número de frutas comercializadas. Além de uma grande variedade de frutas, inclusive premiadas, e também de legumes, o local oferece opções de outros produtos de Louveira e região, como vinhos, geleias, mel e produtos artesanais como o curioso e delicioso pão de uva.

O produtor de uvas, Gilberto Lorenzon, elogiou o resultado do primeiro fim de semana da festa. “Estamos há 3 anos em Louveira, na Abadia, minha família é tradicional na cidade, mas como não teve festa nestes últimos anos, esta é a nossa primeira vez que participo como produtor. Para mim, as vendas foram surpreendentes. A festa foi maravilhosa. Confesso que estava reticente por pensar se as pessoas iriam mesmo comparecer depois de tanto tempo sem festas, mas realmente me surpreendi; vendi muita fruta; foi ótimo”, disse o produtor Gilberto Lorenzon.

A procura intensa pelas frutas queridinhas da festa, a uva e o caqui, foi intensa, com grande reposição nos stands por parte dos produtores. As frutas, aliás, merecem destaque. A qualidade premium das uvas e dos caquis premiados movimentou o valor de 5,5 mil reais no primeiro leilão da festa, realizado na tarde de domingo. O lote mais caro foi arrematado a 1,2 mil reais, por Moisés Steck. O grande campeão deste primeiro leilão, que apresentou as uvas Niágara com a melhor qualidade, foi José Valter Pagotti e Irmãos. Do Caqui Rama Forte foi Orlando Steck Filho.

Os dados mais detalhados deste primeiro final de semana da 53° Festa da Uva e 9ª Expo Caqui estão sendo contabilizados pela Prefeitura junto às entidades e associações. Mas o próximo final de semana a festa promete, com muito mais atrações.