Água e Esgoto | 03/02/2023

Com o objetivo de gerar avanços na área de saneamento básico, Louveira está com obras em andamento por toda a cidade

Com o objetivo de gerar avanços na área de saneamento básico, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, está com obras em andamento por toda a cidade. As obras vão proporcionar melhorias na redução de perdas de água, ampliar o atendimento com as redes públicas de água e esgotamento sanitário, assim como adequações na Represa do Córrego Fetá para se tornar um espaço de lazer para a população. Todo o trabalho é parte do governo do prefeito, Estanislau Steck, que está comprometido em atender todas as famílias da cidade com saneamento básico.

“Vamos ter diversos avanços em água e esgoto durante o ano de 2023. O objetivo é tornar a cidade ainda mais eficiente para a população. São obras que vão trazer qualidade de vida para muitas famílias” disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Recentemente, a Prefeitura de Louveira finalizou as obras de implantação da rede pública nos bairros Vila Caldana e Monterrey. Com esse avanço, o índice de atendimento da cidade chegou a 90% pela rede de água e 88% pela rede de esgoto. O restante da população é atendida por caminhão-pipa e pelo Programa de Saneamento Rural, sendo algumas residências por soluções próprias.

“Além desse avanço de atendimento pelas redes públicas, conseguimos reduzir o índice de perdas na rede de fornecimento de água dos 39% para os atuais 31%, e continua em queda constante com as obras em andamento”, complementa o secretário de Água e Esgoto, Mateus Bento Batista Arantes.

Conforme as obras avançarem e forem concluídas, a Prefeitura de Louveira vai divulgar no site oficial (louveira.sp.gov.br) e nas redes sociais.

Confira abaixo as obras que estão em andamento na área de saneamento básico em Louveira.

Obras de melhorias na rede para diminuir perda de água

- Adequação dos setores de distribuição:

A obra de adequação dos setores de distribuição de água tratada nos Reservatórios Bandeirantes, Sagrado Coração, Vera Cruz e 4.000m³  é necessária para o bom funcionamento dos setores de distribuição de água tratada, a fim de fornecer vazões e pressões adequadas para as residências, bem como reduzir e controlar problemas com vazamentos ou outras perdas.

A obra de setorização será executada totalmente em Louveira, distribuída da seguinte forma:

- Setor Bandeirantes, nos bairros: Jardim Bandeirantes, Vila Bossi, Vila Nova Louveira, Parque dos Sabiás, Parque dos Estados, Jardim Niero e centro.

- Setor Sagrado Coração, nos bairros: Sagrado Coração de Jesus, Terra Preta e Vila Pasti.

- Setor Vera Cruz, nos bairros: Leitão e Jardim Vera Cruz.

- Setor 4.000m³, nos bairros: Terra Nobre, Colina da Bela Vista e Residencial Reserva dos Vinhedos.

O total de casas afetadas por essa melhoria é de 3.912.

Obras para ampliar rede de água e esgoto

Os prolongamentos de rede de água e esgoto, atendem as metas estabelecidas na Lei Federal n° 14.026 de 15 de julho de 2020, que atualiza o marco regulatório do Saneamento Básico e prevê a universalização do acesso aos serviços básicos de água e esgoto. Diariamente a Secretaria de Água e Esgoto recebe demandas de prolongamentos de redes por meio do atendimento aos usuários que solicitam ligações.

Trata-se também de demandas de remanejamentos e substituições de redes, que serão extraídas dos indicadores de falta e vazamento de água, bem como esgoto entupido.

Atualmente já foram executadas as seguintes redes:

- Rede de água no bairro Della Rosa

Na rede de distribuição de água no bairro Della Rosa foram assentados cerca de 420 metros de tubo PEAD (polietileno de alta densidade) com diâmetro externo de 63 mm, na qual vai atender cerca de 20 pessoas.

- Extensão de rede de esgoto na Rua Guerino Lourenção

A extensão de rede de esgoto na Rua Guerino Lourenção se fez necessária para atender atualmente cerca de 4 lotes e futuramente uma área de expansão de 20.000 m². Foi executado 126 metros em tubo PVC OCRE 150mm.

- Extensão de rede de esgoto na Rua Mercedes Gomiero Biasi

A execução da rede de esgoto na Mercedes Gomiero Biasi se fez necessária para atender cerca de 4 lotes, sendo executada 97 metros em tubo PVC OCRE 150mm.

- Rede de Esgoto no Residencial Primavera

Atualmente no Residencial Primavera a destinação dos esgotos gerados é de forma individual através de soluções próprias, tipo fossa séptica.

Com a construção da rede coletora será possível beneficiar cerca de 210 moradias .

A obra se encontra em fase de levantamento topográfico, para iniciar a escavação dos trechos.

Drenagem e remanejamento de águas pluviais

- Bairro Parque das Videiras

Com o problema de um processo erosivo, faz-se necessário executar o projeto de drenagem de águas pluviais no bairro Parque das Videiras, contendo escadas hidráulicas e canalização de águas pluviais das ruas que contribuem e alimentam essa região. O destino final da água é o Córrego do Rainha.

Atualmente, a obra se encontra em fase de limpeza do terreno a ser executado a drenagem.

Represa do Córrego Fetá

A obra de urbanização da Represa do Córrego Fetá avança para os acabamentos finais. Assim que todos os serviços forem concluídos, o local passará a ser um novo espaço de lazer no município. A obra de urbanização consiste na pavimentação com piso intertravado, cercamento e iluminação de todo o entorno da represa, no qual será usado como pista de caminhada.

Além disso, está sendo finalizada a construção dos banheiros sanitários e dos bebedouros para uso da população.

A previsão de conclusão é para o primeiro semestre de 2023.