Gestão Ambiental | 10/08/2023

Com o objetivo de facilitar o encontro de pets perdidos, microchip é implantado gratuitamente pela Prefeitura de Louveira

Por meio do Bem-Estar Animal, além do microchip, é ofertado atendimento veterinário, vacinação e castração dos animais de estimação dos moradores de Louveira

Com o objetivo de facilitar o encontro de animais perdidos e na identificação dos tutores, o microchip veterinário é implantado gratuitamente em cães e gatos pela Prefeitura de Louveira. Por meio do Bem-Estar Animal, além do microchip, é ofertado atendimento veterinário, vacinação e castração dos animais de estimação dos moradores de Louveira. Além disso, o espaço conta com diversos cães e gatos disponíveis para adoção. 

“Na última sexta-feira, um cachorrinho perdido, chamado Badu, apareceu de repente na Secretaria de Gestão Ambiental, e através do microchip que estava implantado nele, foi possível identificar a dona e entrar em contato com ela para reencontrar o seu animal. Esse foi um exemplo de como o Microchip funciona, facilitando que o seu tutor o encontre. Além dos serviços veterinários gratuitos no Bem-Estar Animal, diversos animais estão lá esperando por um lar, e a adoção é a escolha ideal para aqueles que desejam, de forma responsável, ser tutor ou tutora de um animal de estimação”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Sendo de fácil implantação e sem efeitos colaterais, o microchip vem ganhando cada vez mais destaque entre os pets. Ele é implantado entre as escápulas do animal, não trazendo nenhum risco e nem desconforto.

“O microchip não funciona como um GPS, mas como um documento de identidade do animal que possibilita acessar os dados cadastrados. Nesse cadastro constam os dados do responsável e também todos os dados do pet, sendo eles: raça, cor, idade, nome, entre outros”, explica a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Uma vez implantado, o microchip veterinário traz vantagens, entre elas: não necessita de manutenção, a durabilidade acompanha o ciclo de vida do animal e diminui suas chances de abandono. Além disso, alguns países solicitam que os animais tenham microchip para que possam ingressar em seu território. 

Bem-Estar Animal

O Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Louveira, administrado por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, tem o objetivo de prestar atendimento veterinário gratuito para cães e gatos, além de possuir animais para adoção (veja mais detalhes abaixo).

O atendimento é de segunda e quinta-feira, das 7h30 às 11h. A distribuição de senhas começa às 7h15. É necessário apresentar o Cartão Cidadão.

O atendimento inclui consulta, aplicação de vacina contra Raiva, microchipagem e agendamento de castração.

O Bem-Estar Animal também tem vários cães e gatos disponíveis para adoção. Todos os animais são castrados, microchipados, vermifugados e com todas as vacinas em dia.

Para adotar, o interessado deve ser maior de 18 anos, apresentar um documento com foto, assinar e preencher um termo de compromisso de adoção e castração. Além disso, deve preencher os documentos do cadastro do microchip identificador, que já está no animal.

De segunda à sexta-feira, das 9h às 16h, os moradores podem visitar o Bem-Estar Animal e conhecer os animais disponíveis para adoção e os serviços de veterinário. 

O telefone é: (19) 3878-1260 (WhatsApp).

O endereço é: Rua Aparecido Ribeiro Damasceno, 45 - Bairro Leitão.