Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 19/01/2023

Com novos investimentos, Prefeitura de Louveira avança na área de saneamento básico para toda a cidade

“Vamos continuar investindo em obras que vão levar a rede pública de saneamento básico para regiões que não são atendidas”, disse o prefeito, Estanislau Steck

Com novos investimentos em obras pela Secretaria de Água e Esgoto, a Prefeitura de Louveira garante avanços na área de saneamento básico para toda a cidade. Em janeiro de 2023, a Estação de Tratamento de Água (ETA) atende 100% da população, sendo 95% por meio da rede de água e o restante pelo serviço de caminhão-pipa. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) atende 87% da população pela rede pública de esgotamento sanitário e o restante por meio do programa de Saneamento Rural. Com novas obras em andamento, a Prefeitura de Louveira na gestão do prefeito, Estanislau Steck, vai permitir que mais pessoas tenham acesso a saneamento básico em suas residências.

“Vamos continuar investindo em obras que vão levar a rede pública de saneamento básico para regiões que não são atendidas. São investimentos que fazem a diferença para muita gente. Cada obra concluída é uma grande conquista para Louveira”, disse o prefeito, Estanislau Steck.

Em um trabalho recente, as obras de implantação de rede de distribuição de água no bairro Monterrey foram concluídas em dezembro. Atualmente a Secretaria de Água e Esgoto está realizando o serviço de ligação da rede nas casas dos moradores, que até então, eram atendidos pelo caminhão-pipa, que será descontinuado em fevereiro. CLIQUE AQUI para saber mais.

Em dezembro de 2020 o número de ligações de água em residências era de 13.397. Até o último balanço, em novembro de 2022, o número de ligações é de 14.697. Representando um aumento de 9,7%.

Atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) atende 100% da população, sendo 95% por meio da rede de água e o restante pelo serviço de caminhão-pipa, que opera no bairro Arataba, Cestarolli e demais regiões rurais.

A Prefeitura vem trabalhando para diminuir o índice de perdas de água da rede. Os investimentos realizados desde janeiro de 2021 permitiram uma diminuição de 39% para 31% de perdas. Esse número é devido aos investimentos que estão sendo realizados por toda Louveira em modernização do sistema, substituição de redes por tubos mais modernos e seguros, a troca periódica de hidrômetros, a gestão das medições e a telemetria implantada para monitoramento.

Em relação a rede de esgotamento sanitário, a Prefeitura de Louveira informa que as obras de implantação de rede de esgoto no Residencial Primavera estão em fase inicial. Atualmente está sendo realizada a mobilização de equipamentos, materiais e montagem do canteiro de obras. A equipe especializada em topografia já está realizando a marcação do local da rede.

A previsão de conclusão é para o ano de 2024. Serão implantados 8,3 km de rede de esgoto. O valor total investido é de R$ 5.790.630,43.

Em janeiro de 2021 o índice de atendimento com rede pública de esgotamento sanitário atingiu 87% da população. Após a inclusão da região do Residencial Jardim Primavera, o índice chegará a 90%.

A área que ainda não é atendida pela rede pública, a Prefeitura de Louveira realiza o programa de Saneamento Rural, no qual é realizado o estudo e a implantação de biodigestores nas propriedades rurais.

A Prefeitura de Louveira divulga no site oficial e nas redes sociais, de forma diária, os avanços na cidade, incluindo os novos investimentos que forem realizados.