Saúde | 05/12/2023

Com melhor desempenho da história, Louveira tem melhor avaliação em Saúde entre todas as cidades da RMC e RMJ

Índice Previne Brasil, do Ministério da Saúde, aponta que Louveira, entre os meses de Maio a Agosto de 2023, teve a melhor nota nos atendimentos dos serviços de Saúde de atenção primária, como gestantes, crianças e atendimentos a pessoas com hipertensão e diabetes, entre todas as 27 cidades que compõem as regiões de Campinas e Jundiaí; é o melhor desempenho de Louveira na história da cidade

Com o melhor desempenho da história da cidade, Louveira tem a melhor avaliação em Saúde entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ) no Índice Previne Brasil, do Ministério da Saúde. Entre os meses de Maio a Agosto de 2023, o Índice aponta que Louveira teve a melhor nota nos atendimentos dos serviços de Saúde de Atenção Primária, como gestantes, crianças e atendimentos a pessoas com hipertensão e diabetes. O desempenho de Louveira em Atenção Primária à Saúde no segundo quadrimestre de 2023 foi o melhor de toda a história da cidade.

“Este excelente resultado mostra que os investimentos na área da saúde estão cada vez mais eficientes. Trabalhando também neste objetivo, estamos com as obras do novo Hospital Santo Antônio de Louveira, que vai proporcionar ainda mais oferta de atendimento e qualidade de serviço para a população em casos de baixa complexidade. Um bom desempenho no Índice Previne Brasil ajuda diretamente a conseguir mais investimentos federais, que são destinados à Saúde e a aprimorar o serviços de Atenção Primária da cidade, gerando ainda mais qualidade de vida para os moradores”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck. 

O Índice Previne Brasil leva em consideração 7 indicadores de desempenho: Vacinas de polio e penta em crianças menores de 1 ano; Consultas de pré-natal realizadas em gestantes; Consultas odontológicas realizadas em gestantes; Exames para detecção de Sífilis e HIV em gestantes; Consultas em pessoas com hipertensão e de aferição de pressão arterial; Exames de hemoglobina glicada; e Exames citopatológicos em mulheres de 25 a 64 anos. 

Dentre os indicadores, Louveira se destaca principalmente naqueles destinados a gestantes e mulheres, obtendo as melhores notas entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ). Estes resultados se devem pelo trabalho dedicado a gestantes em Louveira, como por meio do Programa Mãe Louveirense, que entrega um kit enxoval para as mães que passarem por ao menos sete consultas de pré-natal. CLIQUE AQUI para saber mais.   

Os resultados dos 7 indicadores geram um Índice Sintético Final (ISF) e o número de desempenho. 

Louveira atingiu 622.82 pontos de desempenho, sendo o melhor resultado entre toda a RMC e RMJ. O desempenho é calculado pela média dos resultados individuais dos indicadores e ponderada pelos pesos de cada indicador multiplicada pelo ISF.

No segundo quadrimestre de 2023, Louveira atingiu 9.08 de ISF, sendo o melhor resultado de toda a história da cidade (veja o gráfico abaixo). Contabilizando desde o primeiro quadrimestre de 2018, Louveira saltou de 2.00 para 9.08. Sendo 4.82 no primeiro quadrimestre de 2021 para os atuais 9.08 ISF.

saude indicador

saude planilha