Cidadão

Empresa

Servidor

Saúde | 10/05/2024

Com importante papel na Saúde de Louveira, Rede Pública conta com 41 enfermeiros e 43 técnicos de enfermagem

Dia 12 de maio é o Dia Internacional da Enfermagem

Com importante papel na Saúde de Louveira, a cidade conta com 41 enfermeiros e 43 técnicos de enfermagem na Rede Pública. No Dia Internacional da Enfermagem, 12 de maio, a Prefeitura ressalta a valorização deste profissional, que tem amplo papel nas frentes de atendimento na Saúde. Nos últimos quatro anos, a Prefeitura contratou enfermeiros para o Ambulatório de Saúde Mental e Centro de Reabilitação de Louveira (CRL), que até então não haviam, deste modo, diminuindo o tempo de espera dos pacientes.

Os enfermeiros estão presentes em diversos serviços, como por exemplo, nas seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatório de Especialidade, Vigilância em Saúde, Centro de Reabilitação, CAPS, Ambulatório de Saúde Mental, Casa Acalanto e Programa Melhor em Casa.

O enfermeiro atua de forma assistencial em todas as frentes possíveis: na saúde da criança pode realizar consulta de enfermagem avaliando o desenvolvimento infantil, orientando os responsáveis quanto aos cuidados na infância e encaminhando de forma prioritária aos cuidados médicos quando observado qualquer alteração nos parâmetros. Na saúde da mulher pode realizar consulta de Pré-Natal de baixo risco, realização ou solicitação de exames preventivos (como Mamografia e Papanicolau), orientações sobre o autocuidado, escuta especializada para os casos de violência doméstica, entre outros. Na saúde do adulto pode realizar consulta de enfermagem para rotina, acompanhando usuários acometidos por doenças crônicas como Hipertensão ou Diabetes, além de exames preventivos de rotina e realização de curativos especiais. Na saúde mental pode avaliar as necessidades e acompanhar o paciente e sua família.

A atuação dos enfermeiros no Ambulatório de Saúde Mental garante o acolhimento individual de cada um, bem como a inserção no atendimento especializado do serviço de maneira qualificada e assertiva, além disso, reduz o tempo de espera dos pacientes.
Em muitos países desenvolvidos, o enfermeiro tem uma atuação muito ampliada, respondendo por mais de 70% dos partos naturais em hospitais públicos e privados, ou ainda, sendo a única porta de entrada para os serviços de saúde. No Brasil, ainda é observado uma cultura médico-centrada, tornando a espera de consultas maior. Em Louveira é ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) agendas com enfermeiros com baixo tempo de espera, bem como o Acolhimento em livre demanda. 

Todos os moradores podem agendar uma consulta com um enfermeiro na Unidade de Saúde mais próxima de sua residência, ou diretamente no serviço que houver necessidade.

CLIQUE AQUI para conferir todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e postos de atendimentos da Prefeitura.  

Está sendo finalizado uma grande atualização dos protocolos assistenciais para a atuação dos enfermeiros em Louveira e, em breve, eles poderão ser ainda mais resolutivos. A atuação do enfermeiro é sempre baseada em protocolos assistenciais validados por uma equipe técnica ou ainda pelo Órgão de Classe (COREN / COFEN).