Desenvolvimento Urbano | 28/03/2024

Com grande parte concluída, obra da EMEB Odilon Leite Ferraz segue em breve para construção de novo playground

As obras avançam para novas fases; além do playground, a Prefeitura fará a revitalização do piso do estacionamento para funcionários e a cobertura na rampa de acesso à quadra; neste mês em que Louveira celebra 59 anos, a Prefeitura entregou oficialmente 3 escolas reformadas: EMEB Mundo Maravilhoso, EMEB Chapeuzinho Vermelho e a EMEB José Pereira Dutra

Com um dos maiores investimentos em Educação realizados nos últimos 10 anos em Louveira, a Prefeitura segue com a reforma da EMEB Odilon Leite Ferraz, no Bairro Santo Antônio. Com grande parte já concluída, a obra agora segue para a construção de um playground na parte superior do pátio da escola. As obras devem começar em breve. Também será realizada na escola a revitalização do estacionamento para veículos dos profissionais que atuam na escola, com a pavimentação de pisos ecológicos, e a instalação de uma nova cobertura na rampa que leva até a quadra.

A escola recebeu uma ampla reforma estrutural e nas partes interna e externa, realizada em etapas durante todo o ano de 2023. A EMEB Odilon Leite Ferraz é uma das maiores escolas da cidade, com capacidade para atender mais de 500 alunos.

A mais recente intervenção foi feita do lado de fora, onde foi construída uma rampa de acesso ao pátio a partir do piso superior. A construção foi uma exigência do Corpo de Bombeiros, que prontamente a Prefeitura atendeu. Além da segurança e de um novo acesso, a rampa garante também a acessibilidade.

A acessibilidade, aliás, fez parte do projeto desde o início. As obras começaram pelos banheiros, com a construção de unidades adaptadas para pessoas com deficiência, tanto no piso superior como no térreo. Todos os banheiros foram reformados. E, aproveitando o período de férias escolas, no início do ano, a Prefeitura realizou também a reforma do refeitório da escola: a cozinha recebeu manutenção e o refeitório uma nova pintura.

A reforma do Odilon começou no início de 2023 com as melhorias estruturais: sistema elétrico, reparos nas trincas, rachaduras por todo o prédio e adequações nos banheiros. Internamente, a escola ganhou reforma nos banheiros masculinos e femininos, inclusive com adaptação para pessoas com deficiências. Na sequência a escola foi toda pintada.

A escola também recebeu novas portas e janelas nas salas de aulas e, como instrumento de comodidade e conforto térmico para os alunos e profissionais da escola, a Prefeitura instalou nas janelas pelo lado externo o brise metálico - um elemento, que além de controlar a luz solar dentro do ambiente, ainda conferiu um visual moderna para a escola.

Outro destaque da obra foi o ginásio de esporte, onde foi realizada a manutenção completa: reforma no telhada e pintura inclusive com tinta epóxi na quadra para garantir maior durabilidade no piso.

Escolas Inauguradas
As obras para melhoria na estrutura física das escolas fazem parte do maior pacote de investimentos em Educação dos últimos 10 anos. Em 2023 5 escolas foram reformadas e outras 7 receberam melhorias e pintura completa. Neste mês de março, como parte das ações em celebração ao 59º aniversário de Louveira, a Prefeitura entregou oficialmente 3 escolas que passaram por uma importante transformação com reformas estruturais e ampliações: EMEB Mundo Maravilhoso, EMEB Chapeuzinho Vermelho e a EMEB José Pereira Dutra, que sagrou-se como 4ª unidade de Louveira a ofertar o ensino integral na fase de Ensino Fundamental. Com a transformação física, a escola teve ampliada sua capacidade de atendimento de 40 para 120 alunos.

EMEB Odilon Leite Ferraz

EMEB José Pereira Dutra