Educação | 07/03/2023
Com fortes investimentos em Educação, Prefeitura reforma e amplia escolas municipais
Atualmente 3 unidades passam por reforma e ampliação em Louveira, EMEF José Pereira Dutra, CECI Mundo Maravilhoso e EMEF Odilon Leite Ferraz; Prefeito Estanislau Steck esteve pessoalmente nas obras para vistoria
No ano em que completa seu 58º aniversário, Louveira recebe importantes investimentos em Educação, e um dos destaques são as obras que estão em execução em algumas escolas e que promovem uma reestruturação em algumas unidades. Atualmente, passam por reforma e ampliação a EMEF José Pereira Dutra, no Estiva, o CECI Mundo Maravilhoso, no Santo Antônio, e a EMEF Odilon Leite Ferraz, no Jardim Lago Azul. Em breve terá início a reforma do CECOIN Chapeuzinho Vermelho e, ainda este ano, a primeira etapa da construção do CEIL do Monterrey.
Como parte do cronograma de vistoria técnica, o Prefeito Estanislau Steck esteve neste início de ano nas três unidades em obras, acompanhado pelo Secretário de Desenvolvimento Urbano, Ricardo Pissulin.
“São reformas e ampliações muito importantes para nossos alunos. Na Odilon, por exemplo, a reforma era aguardada há 10 anos. Já no Mundo Maravilhoso e na Odilon, a reforma é ainda maior, na estrutura da escola. Mas, além destas, está no nosso planejamento novos investimentos para novas escolas. Já neste ano vamos começar a primeira fase da construção do CEIL do Monterrey e, em breve a reforma do Chapeuzinho Vermelho. Temos ainda importantes obras para fazer na CECI Pequeno Príncipe, na EMEI Pedro Miqueletto, entre outras que estão no nosso plano de Governo”, afirma o Prefeito Estanislau Steck.
A obra mais recente é a ampliação e reforma da EMEF José Pereira Dutra, no Estiva, que começou em fevereiro, e que atenderá aos 40 alunos, moradores do Estiva. O projeto prevê a construção de mais duas novas salas de aulas, reforma de todas as salas, reformulação da estrutura da Secretaria e salas administrativas, refeitório, banheiros e de todo o pátio.
A reforma também atua na estrutura, com revisão e troca do sistema elétrico, inclusive com instalação de luminárias de LED, reforço na estrutura para forro, pontos de água e energia para instalação de climatizadores. Além da reforma na estrutura, as mudanças serão visíveis por meio de um projeto arquitetônico moderno.
“A escola terá sua fachada toda remodelada, com um desenho arrojado. Na verdade, será uma nova escola, um espaço completamente reformado e ampliado, com um projeto muito bonito", ressalta o Prefeito Estanislau Steck.
A obra deve ser concluída em até um ano, e durante este período, os alunos permanecem alocados na EMEF José Odair Montelatto.
No Santo Antônio, o CECI Mundo Maravilhoso também passa por importantes mudanças em sua estrutura física. O destaque é a ampliação de todas as salas de aula, com a construção de um solário anexo à cada uma delas.
A escola, que fica em frente à Praça da Bica, no Santo Antônio, terá outras mudanças significativas em sua estrutura. Será construído um refeitório para as professoras, uma nova sala para a diretoria, integrada à sala de professores; os banheiros estão sendo reformulados, com espaços adequados para banho e instalação de trocadores fixos. Na área externa, todo o pátio será reformulado, e a mudança começou com a estrutura do sistema de drenagem da água da chuva. Também será ampliado o espaço externo para área de estacionamento. A escola atende hoje 285 alunos.
No CEIL (Centro Educacional de Louveira) do Bairro Santo Antônio, a Prefeitura finalizou a instalação de 2.860 assentos na arquibancada do campo, onde também recebeu gramado sintético e manutenção nos postes de sustentação que ficam atrás dos gols.
Ainda na região do Santo Antônio, mais precisamente no Jd. Lago Azul, a EMEF Odilon Leite Ferraz, passa por uma grande reforma, com renovação de todo sistema elétrico e hidráulico, reestruturação do banheiro e da cozinha, recuperação das salas de aulas, com consertos de trincas e fissuras nas paredes, reforma do ginásio e pintura de todo o prédio. A escola Odilon não recebia uma reforma há mais de 10 anos e atende hoje 409 alunos.
A próxima unidade a ser reestruturada é o CECOIN Chapeuzinho Vermelho, no Parque Brasil, cuja obra deve começar em breve, atendendo a 195 alunos.