Governo | 30/10/2023

Com foco no atendimento à população, Louveira avança em Saúde, Educação, Segurança e Social

Para o aprimoramento dos serviços públicos, a Prefeitura investiu R$ 1 bi do orçamento nos últimos 2 anos e meio em obras, programas e ações; em 2023 diversos projetos foram concretizados: inauguração do Centro de Referência do Autismo, implantação do sistema de telemedicina para casos não urgentes, futura construção do hospital do Santo Antônio; na Educação, reformas em escolas, contratações e formações dos profissionais, reforço da educação inclusiva, além do aumento de 1 para 7 berçários nos últimos 2 anos e meio; em Segurança, aumento de 50% no número de câmeras de monitoramento, aumento de 16% no efetivo de guardas municipais, aquisição de novos armamentos e uniformes; em Assistência, atendimento à mais de 6,4 mil famílias em vulnerabilidade com ações e programas

A população de Louveira segue para o final de 2023 com inúmeros motivos para celebrar quanto aos serviços e atendimentos públicos. É que, com foco na qualidade de vida, a Prefeitura tem aplicado um dos maiores investimentos em obras, programas e ações em todas as áreas, mas em especial em Saúde, Educação, Segurança e Assistência Social. Os avanços impressionam, promovem uma significativa melhoria na qualidade de vida da população e na estrutura da cidade, e têm sido reconhecidos em nível estadual e nacional pelos índices extremamente positivos de políticas públicas eficientes.

Um dos destaques da atual gestão, a rede municipal de Saúde recebeu em 2023 investimentos de 30,27% do governo municipal, acima do exigido pela legislação, que é de 15% do total do orçamento. A cidade teve neste ano investimentos de R$2,2 mil per capita em Saúde, sendo apontada como 3ª melhor entre as cidades das regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí pelo Ranking Connected Smart Cities. (SAIBA MAIS)

Os valores refletem em atendimentos, obras e em novos projetos. Em atendimento, neste ano a Prefeitura inaugurou o Centro de Referência em Autismo, que hoje atende de forma plena e com procedimentos especializados cerca de 300 pessoas, a maioria crianças, com espectro autista; também neste ano foi implantado o sistema de telemedicina para casos não urgentes (classificação azul) no pronto atendimento da Santa Casa. Em obras, a Prefeitura concluiu a reforma do local onde será o Centro Logístico de Medicamentos, que deve agilizar a distribuição dos insumos da Secretaria de Saúde; a Prefeitura também estruturou o local onde será a nova sede da Vigilância em Saúde, no Santo Antônio (Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Zoonozes). E planejando o futuro, a Prefeitura lançou o Programa Rede Hospitalar Louveira, que inclui o novo hospital na região do Santo Antônio e que contempla uma verdadeira reestruturação do atendimento na cidade, integrado à Santa Casa. As obras devem começar nas próximas semanas.

Em Educação, os números também impressionam. A Prefeitura aplicou R$ 135 milhões de janeiro a agosto de 2023 em ações que abrangem todas as etapas de ensino - aspectos pedagógicos e estruturais - entre eles aumento de 1 para 7 berçários, reformas em escolas, contratações e formações dos profissionais, reforço da educação inclusiva, equipes multidisciplinares e programas diversos. O investimento para este ano, cálculos até agora, deve chegar a 40,26% da Receita Corrente Líquida do município, muito acima do mínimo exigido pela legislação, que é de 25% do total do orçamento para a cidade. São R$2,8 mil per capita investidos em Educação em 2023. (SAIBA MAIS)

Em Segurança, Louveira também avançou de modo expressivo. Neste ano foram R$ 17 milhões de janeiro a agosto - R$ 413,20 per capita. A Prefeitura ampliou em 50% o número de câmeras de monitoramento nos últimos dois anos e meio, e que hoje são mais de 180 por toda a cidade, também aumentou em 16% o efetivo de guardas municipais na cidade, em uma ação inédita que aumentou a equipe para 94 guardas, além de investir em novos armamentos e uniformes. (SAIBA MAIS)

E como um dos pilares do governo municipal, a Assistência Social também recebeu neste ano investimentos recordes, com R$14 milhões de janeiro a agosto, aplicados em programas e ações voltados aos cidadãos com maior vulnerabilidade. A Secretaria de Assistência Social em Louveira atende hoje 6.465 famílias, com base no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) - uma sólida rede de políticas públicas que atende de forma integrada as famílias (SAIBA MAIS)

R$ 1 bilhão em investimento