Saúde | 25/01/2023
Com foco na saúde e atendimento de gestantes, Louveira aumenta em 68% número de oferta de exames de ultrassonografia
Hoje, a cidade conta com 10 profissionais médicos ginecologistas e 20 enfermeiros responsáveis pelo acompanhamento das gestantes de baixo risco nas UBSs
A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Saúde, tem foco no atendimento às gestantes. Nos últimos 6 meses foram realizados 4.831 atendimentos médicos no município e não há fila de espera para atendimento de gestantes. Além disso, comparando o segundo semestre de 2020 e 2022, houve um crescimento de 68% na oferta de exames de ultrassonografia. Em 2020 o número de usuários atendidos foi de 4.785, enquanto em 2022 foram 8.100 munícipes. Hoje, a cidade conta com 10 profissionais médicos ginecologistas e 20 enfermeiros responsáveis pelo acompanhamento das gestantes de baixo risco nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“O foco na saúde da gestante é uma das nossas prioridades, e tem o objetivo de promover uma gestação mais tranquila. Nossos profissionais são muito capacitados e oferecem o melhor atendimento visando a saúde da mãe e do bebê”, afirmou o prefeito Estanislau Steck
O processo de atendimento inicia quando a mulher chega à UBS com suspeita de gravidez. Em acolhimento, ela é atendida por enfermeira que solicita o pregnosticon (teste rápido). No caso de resultado positivo, realiza-se a abertura do Pré-Natal com solicitação dos primeiros exames, além das orientações. Seguindo protocolo municipal de cuidado ao Pré-Natal, essa gestante estará em acompanhamento regular, com retornos programáticos e com equipe multiprofissional. Os exames necessários são realizados pela Rede Pública de Saúde ou ainda por instituições conveniadas.
Além disso, a Prefeitura também realiza programas voltados para gestantes como o Santa Casa Amiga das Gestantes. Realizado em parceria com a Irmandade Santa Casa, o objetivo é abordar temas como gestação saudável, gestação de baixo risco e alto risco, parto humanizado, cuidados pós-parto imediato, amamentação e cuidados com as mamas, indicação de parto cesariana e parto natural, medicações utilizadas durante o trabalho de parto e pós-parto e diversos outros tópicos.
“Nossas equipes estão sempre disponíveis para oferecer atendimento, orientações e sanar dúvidas. Procure a UBS mais próxima”, disse a Secretária de Saúde Márcia Bevilacqua.