Gestão Ambiental | 29/09/2023

Com foco na responsabilidade com o meio ambiente, Prefeitura de Louveira ressalta a importância de ações verdes na cidade

Com foco na responsabilidade com o meio ambiente, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, ressalta a importância de ações verdes na cidade. Projetos que geram a preservação da natureza e o plantio de novas árvores, colaboram diretamente para melhor qualidade de vida e bem-estar da população.

As árvores proporcionam uma série de benefícios para os humanos, como por exemplo a produção de oxigênio, que melhora a qualidade do ar; redução do ruído, pois elas funcionam como barreiras de som naturais, diminuindo a poluição sonora; proteção contra erosão do solo, pois as raízes das árvores ajudam a estabilizar e reter a água do solo. Entre os benefícios está, inclusive, a colaboração para melhorar o clima nos dias quentes, pois as árvores proporcionam sombras, reduzem o efeito estufa e regulam o clima local, de modo que ajudam a criar microclimas mais amenos em áreas urbanas, reduzindo o calor excessivo no verão e também os ventos frios no inverno. Além disso, as árvores oferecem abrigo e alimento para uma variedade de espécies de fauna, o que contribui para a biodiversidade, assim como produção de frutas.

Confira abaixo algumas ações e programas realizados pela Prefeitura de Louveira com foco na preservação e plantio de novas árvores.

Com o propósito de preservar áreas de vegetação nativa, a Prefeitura de Louveira conta com o PSA, Programa de Pagamento por Serviços Ambientais. O objetivo é promover a manutenção, proteção e recuperação de áreas especialmente protegidas como os recursos hídricos e os fragmentos de vegetação nativa, além de promover o saneamento ambiental, a manutenção e proteção do solo contra escoamentos superficiais. O proprietário da área recebe pagamentos anuais. Sendo também um dos requisitos para o Promif, a adesão ao programa é voluntária.

Em ação recente, no Dia Nacional da Árvore, 21 de setembro, a Prefeitura realizou uma  ação especial de plantio com os alunos da Escola Estadual Pedro Yoshichika Irie. Foram realizados o plantio de 10 mudas de árvores nativas nas proximidades da escola. Durante a última semana, os alunos das Escolas Municipais realizaram atividades relacionadas ao meio ambiente, incluindo pinturas coletivas e plantio de girassóis.

Foi realizado o plantio de 20 árvores na Fazendo Santo Antônio em parceria com a APAE de Louveira em celebração ao Setembro Verde, Campanha de conscientização pela inclusão das Pessoas com Deficiência. Também em setembro, foram plantadas 10 árvores na Área de Lazer do Trabalhador com os participantes da Casa das Oficinas Acalanto. Além disso, 13 mudas de árvores foram doadas para o Grupo de Escoteiros, que realizaram o plantio na Fazenda Santo Antônio.

Neste mês de setembro, 43 árvores foram plantadas ao todo.

Com o objetivo de agilizar o plantio de novas árvores e promover a arborização urbana, a Prefeitura adquiriu neste ano um destocador. O equipamento agiliza o replantio de árvores em ambiente urbano. A arborização urbana de Louveira está em andamento e vai gerar uma série de benefícios para o bem-estar e saúde da população e da fauna.

Voltado para a capacitação na área ambiental, o Centro de Educação Ambiental Tabarana, inaugurado nas celebrações do aniversário de 58 anos de Louveira, está aberto à população e com programação para os alunos da Rede de Ensino. Entre as atividades, é realizado visitas na Estação de Tratamento de Água e de Esgoto, mananciais, palestras, atividades interativas e diferentes cursos de capacitação.

Com incentivo para proprietários de imóveis comerciais e residenciais adotarem medidas ecologicamente corretas, a Prefeitura conta com o Programa IPTU Sustentável, que garante até 45% de desconto na tarifa na cidade. O objetivo é incentivar pessoas físicas e jurídicas a adotarem medidas que estimulem a proteção ao meio ambiente e promovam o desenvolvimento sustentável. Confira abaixo os requisitos e a documentação necessária. Para garantir o desconto em 2024, as pessoas interessadas devem enviar a documentação até o dia 30 de setembro. CLIQUE AQUI para saber mais.