Geral | 01/03/2024

Com foco na primeiríssima infância, Louveira adere ao Projeto Internacional “Cidade das Crianças”

O Prefeito Estanislau Steck foi recebido nesta sexta-feira (1) pelo Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, para assinatura do termo de adesão ao Projeto, que visa desenvolver políticas públicas intersetoriais voltadas à infância

Louveira acaba de concretizar uma importante parceria para desenvolver novas políticas públicas voltadas à primeiríssima infância: a adesão ao Programa Internacional “Cidade das Crianças”. O Prefeito Estanislau Steck foi recebido nesta sexta-feira, 2 de março, pelo Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, para assinatura do termo de adesão ao programa, que visa a implantação de amplas iniciativas desenvolvidas a partir dos direitos da criança.

O Prefeito esteve acompanhado pela arquiteta e urbanista da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Louveira, Alessanda Carriero, que será a responsável pelo programa na cidade, e pela intermediadora da Primeiríssima Infância de Louveira, Ana Claudia Maia. O Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, recepcionou a equipe juntamente com o Gestor de Cultura e representante do projeto em Jundiaí, Marcelo Peroni.

O Programa é desenvolvido a partir de prerrogativas alinhadas à Declaração Universal dos Direitos da Criança da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Entre elas estão: Direito à Saúde, direito de brincar, garantia de autonomia, promoção da participação, direito à Educação, direito à Cultura, ferramentas de desenvolvimento, rede internacional.

Em Louveira, um Grupo de Trabalho intersetorial vem se reunindo desde 2023 para implantar o Programa na cidade, com reuniões mensais para planejamento e construção das ações em conjunto com a Primeiríssima Infância e também com o Projeto Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq.

A primeira grande ação de Louveira para concretizar o Programa será o início do Comitê das Crianças na cidade, considerando o eixo da participação das crianças na gestão pública. O Comitê vai ser um espaço organizado, onde as crianças poderão discutir e expressar suas ideias, tendo a oportunidade de contribuir para o planejamento da cidade.

Segundo o Prefeito, Estanislau Steck, “o objetivo é transformar Louveira ao longo do tempo para ser uma cidade mais acolhedora, com mais espaços verdes, lúdicos, parques naturalizados, espaços exclusivos para as crianças e seus cuidadores e ruas mais seguras”.

Cidade das Crianças

O Programa Cidade das Crianças teve início em 1991 como criação do pedagogo e chargista italiano Francesco Tonucci e faz parte de uma rede internacional com sede na Itália, e presente na Europa e América Latina.

São dois eixos principais de atuação, na participação das crianças no governo da cidade e no desenvolvimento da autonomia das crianças nos espaços públicos. O objetivo é tornar as cidades mais acolhedoras e adequadas para as crianças.