Água e Esgoto | 14/07/2023
Com foco na prevenção de danos ambientais, Prefeitura instala barreiras flutuantes na Represa do Córrego Fetá
O objetivo é evitar contaminação e poluição; as barreiras flutuantes foram instaladas logo antes do início da Represa, evitando que materiais poluentes adentrem
Com foco na prevenção de danos ambientais e na contaminação da água, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, instala barreiras flutuantes na Represa do Córrego Fetá, local onde está localizado o Parque Luigi Martini. O objetivo é evitar contaminação e poluição. A represa possui capacidade de armazenar 465.000 m³ de água. Em 100%, pode garantir por cerca de 45 dias o consumo médio da população de Louveira.
“Este é mais um avanço que gera a prevenção de problemas. As barreiras flutuantes são utilizadas para conter derramamentos de óleo e outros materiais poluentes que podem vir pelo córrego que alimenta a represa, que assim, causariam danos à fauna e à água. Essa é uma otimização da importante função que a Represa do Córrego Fetá tem na cidade, aliando também com a preservação ambiental do Parque Luigi Martini”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
As barreiras flutuantes foram instaladas logo antes do início da Represa, evitando que materiais poluentes adentrem.
“As barreiras facilitam a remoção de materiais antes mesmo que entrem na Represa, facilitando também o trabalho realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA), no qual toda a água passa por lá antes de ir para os moradores. Além disso, as barreiras retém resíduos orgânicos, recicláveis e demais materiais que podem ser carreados por enchentes”, disse o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes.
No mesmo local da Represa, está localizado o Parque Luigi Martini, que conta com pista de caminhada com cerca de 1.800 metros em torno da água represada, além de bebedouros, banheiros, iluminação, bancos e lixeiras à disposição da população. Animais de estimação são bem-vindos, e pensando nisso, a Prefeitura de Louveira, instalou porta-sacolas por todo o parque para coleta de fezes de animais, mantendo o local sempre limpo. As novas barreiras flutuantes também vão agregar para a preservação do Parque.