Serviços Públicos | 15/06/2023

Com foco na manutenção das estradas rurais, Prefeito Estanislau Steck amplia prazo para Programa Melhor Caminho

Por meio do Programa Estadual serão feitas obras de adequação e conservação nas estradas Hugo Picchi, Pau-a-Pique e José de Jesus, próximo ao Hopi Hari; cerca de 5 km de estrada serão recuperadas

Concretizando mais uma importante etapa para o trabalho de recuperação das estradas rurais, o Prefeito Estanislau Steck assinou nesta quinta-feira, 15 de junho, o aditivo do contrato que amplia para mais 6 meses a realização do Programa Melhor Caminho em Louveira, realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura. Com o aumento do prazo, receberão as melhorias as estradas Hugo Picchi, Pau-a-Pique e José de Jesus, próximo ao Hopi Hari, em um total de 5km. O programa foi viabilizado em Louveira por meio de uma solicitação da Secretaria de Serviços Públicos e já foi responsável pela manutenção em estradas do Monterrey, Engenho Seco e Vila Omizollo, entre elas, a Estrada Alfredo Strabello (veja foto em destaque).

“Nós temos investido bastante nas estradas rurais de Louveira, pensando principalmente no escoamento da produção e na melhoria para o acesso da população. E este programa do Governo do Estado tem sido muito importante para Louveira, primeiro porque temos uma importante parcela agrícola na economia do município, e que precisa escoar principalmente as frutas, e depois, porque faz a manutenção das estradas com técnicas de conservação do solo e da água. Aqui em Louveira algumas estradas já foram recuperadas por meio do programa, como, por exemplo, a Alfredo Strabello e Silvio Cain, na Vila Omizollo, e agora mais estas 3, que serão finalizadas em até 180 dias”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

De acordo com o contrato assinado pelo Prefeito, em contrapartida para à realização das obras de recuperação das estradas rurais, a Prefeitura se responsabiliza, se houver necessidade, pela recolocação de cercas, anuência dos proprietários e licenças ambientais, outorgas e intervenções em APP (Área de Preservação Permanente).

O Programa Melhor Caminho tem como objetivo promover a recuperação das rotas rurais, mitigando os efeitos erosivos nas estradas, o que, consequentemente, contribui com o desenvolvimento agrícola do município, principalmente por facilitar o escoamento dos produtos rurais, garantindo melhores condições de trafegabilidade e segurança dos motoristas.