Gestão Ambiental | 30/08/2023

Com foco na eficiência no uso de recursos públicos, Prefeitura economiza mais de meio milhão na compra de sacos verdes

Resultado vem do controle de compra e distribuição dos sacos verdes utilizados no Programa de Coleta Seletiva

Com foco na otimização e eficiência nos uso dos recursos públicos, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, realiza o controle de compra e distribuição dos sacos verdes de reciclagem, que gera a economia de 600 mil reais por ano. Esse sistema foi implantado em março de 2022.

“Otimizar a gestão dos recursos públicos é essencial para acelerar o desenvolvimento da cidade, além de ser parte do uso responsável desses recursos. Com essa economia gerada todos os anos, podemos realizar novos investimentos em diversas áreas importantes para a cidade, como na saúde, educação, habitação e segurança”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Antes do controle administrativo de compra e distribuição dos sacos verdes de reciclagem, eram investidos cerca de 1 milhão e 300 mil por ano. Agora, são investidos cerca de 700 mil, gerando uma economia de 600 mil reais todos os anos.

“Antigamente o local de estoque dos sacos verdes, que chamamos de doca, não tinha controle de saída, tampouco na distribuição aos moradores, portanto não era possível saber a real quantidade do material distribuído. Agora com a implantação do sistema de controle e distribuição, conseguimos saber exatamente a quantidade necessária por dia de trabalho, não havendo desperdícios ou compras descenessárias”, explica a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Os sacos verdes são distribuídos durante a Coleta Seletiva. O Programa abrange todos os bairros, atendendo 100% da cidade de segunda a sexta-feira. A entrega dos sacos verdes ocorre no momento em que o caminhão da coleta seletiva passa para recolher os resíduos recicláveis das residências, de modo que os moradores tenham onde depositar os resíduos recicláveis todos os dias da semana. A Programação de Coleta Seletiva foi preparada de modo que os caminhões passem por todas as residências da cidade semanalmente, determinando as regiões que serão atendidas em dias fixos da semana.

Confira abaixo a programação completa de Coleta Seletiva:

programação coleta seletiva