Educação | 30/05/2023

Com foco em inclusão, Prefeitura promove palestra sobre autismo para educadores da rede municipal

Em Louveira, a Educação atua de maneira integrada com as demais secretarias municipais, em especial, à Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência do Autismo, no sentido de incluir as crianças nas ações sociais realizadas pela Prefeitura; ações têm objetivo de garantir igualdade de oportunidades

Em Louveira, uma das prioridades da gestão municipal tem sido a implementação de políticas públicas voltadas para a diversidade e inclusão educacional. Neste sentido, por meio da Secretaria de Educação, a Prefeitura promove nesta terça-feira, 30 de maio, um dia de formação para os educadores da rede municipal de ensino com o tema “Caminhos e Possibilidades para a educação Inclusiva”, que aborda, em especial, os desafios educacionais diante das demandas de alunos com espectro autista dentro da sala de aula e do ambiente escolar como um todo. A palestra, realizada no auditório da Secretaria de Cultura e Eventos, reuniu cerca de 450 educadores.

“A inclusão é um tema muito importante para nós, aqui em Louveira, e temos atuado com ações inclusivas em todas as ações da gestão. Inauguramos recentemente o Centro de Referência do Autismo, que tem atendido mais de 300 pessoas em um ambiente totalmente estruturado para oferecer a comodidade e o atendimento que elas precisam. E na Educação é a mesma situação. Investimos em políticas pedagógicas que possibilitam a interação das crianças e que valorizem a diversidade de realidades. A nossa missão é proporcionar um ambiente agregador, e para isso é importante qualificar também os educadores, para que eles sejam agentes desta transformação dentro da escola, mas também incentivem a realidade da inclusão junto aos pais e familiares das crianças”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Como ação de formação, a palestra também já havia sido ministrada para em Louveira para os demais profissionais da Educação, entre eles os agentes do apoio escolar, os monitores e auxiliares de desenvolvimento de Ensino Básico (Adeb’s). Além do espectro autista, o conteúdo da palestra também inclui outras realidades como alunos com deficiência intelectual e atrasos no desenvolvimento. A Secretária Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, explica que faz parte da rotina da Secretaria de Educação os ciclos de formação.  

“As formações dos educadores e demais profissionais da rede municipal de ensino de Louveira acontecem de forma frequente, e nesta semana trouxemos esta palestra para tratarmos sobre esta realidade que está cada dia mais presente no cotidiano escolar, que é a presença de alunos com autismo. O objetivo é pensarmos junto sobre os desafios que a Educação nos apresenta diariamente. Em Louveira, há bastante tempo as crianças com espectro autista recebem uma atenção inclusiva nas escolas. Mas é importante abordarmos este tema para que possamos aprimorar sempre as ações pedagógicas de inclusão”, ressalta a Secretária Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

A palestrante, professora Patrícia da Silva Matildes Aguiar, é psicopedagoga, e falou sobre a importância da formação dos educadores para a implantação de um ambiente educacional inclusivo. “O objetivo desta nossa reunião é estimular a reflexão dos educadores sobre a urgência de uma transformação de posturas afetivas e sociais para que possamos avançar em uma educação que seja para todos, que valorize as diferenças, porque, afinal de contas, cada um de nós tem uma necessidade diferente. O que precisamos é adaptar o sistema educativo, com foco na equidade, para garantir a igualdade de oportunidades”, disse a professora Patrícia da Silva Matildes Aguiar.

Durante a palestra, ela tratou sobre o comportamento dos alunos e também dos educadores, diante dos desafios, e deu dicas práticas para que os professores possam, dentro da sala de aula, refinar o seu olhar para os alunos que exigem uma atenção maior, para que possam avaliar o caso, fazer o acolhimento e só então decidir como fazer uma intervenção que seja necessária.

“O objetivo é fazer com que as crianças desenvolvam as suas habilidades, não apenas para realizar as tarefas pedagógicas, claro, isso também, mas, principalmente, que desenvolvam as habilidades sociais”, ressalta a professora Patrícia da Silva Matildes Aguiar, que também é mãe de uma criança autista.

Educação Inclusiva

Em Louveira, a Educação atua no sentido de fortalecer a inclusão, assim como outras secretarias municipais de Louveira. Recentemente, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência do Autismo, promoveu uma atividade para incluir as crianças atendidas pelo Centro nas ações sociais realizadas pela Prefeitura. Para tanto, a equipe do Centro de referência levou as crianças a uma primeira experiência de socialização coletiva, com uma visita na Área de Lazer durante a 53º Festa da Uva e 9º Expo Caqui.

Acompanhadas por seus pais e familiares, as crianças conheceram a Área de Lazer, os espaços montados para a festa e participaram de atividades interativas, junto com as equipes de profissionais do Centro de Referência do Autismo. Todas estas ações são práticas de respeito às diferenças e reiteram o compromisso da Prefeitura de Louveira em construir uma gestão cada vez mais inclusiva e democrática, com acesso aos serviços de qualidade para todos os cidadãos.