Assistência Social | 21/07/2023

Com foco em humanização, Prefeitura agrega Assistente Social no atendimento tributário

Objetivo é, de forma ativa, identificar famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social, que se enquadrem no Cadastro Único,  e que em situações especiais e por período determinado ainda não estão inseridas em redução ou isenção de tributos e taxas

A Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Finanças, acrescentou recentemente à sua equipe da Divisão de Tributação um assistente social. O objetivo do novo integrante é identificar, de forma ativa, famílias em situação de vulnerabilidade econômica e social que ainda não estão inseridas na redução ou isenção de tributos e taxas por período determinado.

“Essa é uma das ações que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população louveirense, com um atendimento integrado em humanização e responsabilidade que visa auxiliar todas as pessoas, sem exceção”, afirmou o prefeito Estanislau Steck.

Por meio do cruzamento de informações do Cadastro Único, será possível focar de forma mais intensificada o atendimento a essas famílias cadastradas, através das visitas do assistente social e o desenvolvimento de um estudo sócio-econômico, no qual serão elaboradas estratégias para redução ou isenção de impostos e taxas por um período determinado.

"Dessa forma, essas famílias terão a oportunidade de sair da situação de vulnerabilidade econômica, complementando assim a proteção da Prefeitura, que além da proteção já existente e atuante na área social, incluirá também uma proteção econômica na forma de subsídios em impostos e taxas", afirma a secretária da Fazenda, Luzinete Dias de Carvalho.

A cobrança de tributos não é tarefa fácil para o Estado, aponta o secretário de Administração Marcelo Souza. Ele complementa citando a questão da dívida ativa, que é um desafio para as cidades. "Com respeito às leis acima de tudo, buscamos sempre inovar na forma de relação entre a Prefeitura e os cidadãos. E, conforme a orientação do nosso Prefeito Estanislau Steck, nossa prioridade é auxiliar as pessoas que mais necessitam e, neste sentido, o trabalho do assistente social, com experiência em laudo socioeconômico, tem o objetivo de trazer às pessoas em situação de vulnerabilidade o cuidado para não se endividarem, apresentando as formas de pagamentos ou isenções e explicando a função social da cobrança de impostos", complementa.