Cidadão

Empresa

Servidor

Água e Esgoto | 18/07/2023

Com foco em gerar avanços em saneamento básico, Prefeitura continua com obras e operações pela cidade

Além das obras, a Prefeitura realiza operações contra vazamentos, lançamentos irregulares, modernização das redes, recadastramento dos usuários e limpeza dos reservatórios

Com foco em gerar avanços em saneamento básico, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Água e Esgoto, continua com obras e operações pela cidade. Além das obras, a Prefeitura realiza operações contra vazamentos, lançamentos irregulares, modernização das redes, recadastramento dos usuários e limpeza dos reservatórios.

“Essas ações têm o objetivo de proporcionar qualidade de vida e otimização dos serviços realizados por meio da Secretaria de Água e Esgoto. Atualmente, a Estação de Tratamento de Água (ETA) atende 100% da população, sendo 95% por meio da rede de água e o restante pelo serviço de caminhão-pipa. A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) também atende 100% dos moradores, sendo 87% da população pela rede pública de esgotamento sanitário e o restante por meio do programa de Saneamento Rural. Vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais esses índices, além de outros avanços para toda a cidade”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

A Prefeitura avança com a obra de implantação de rede coletora de esgoto no Residencial Primavera e regiões no entorno. Cerca de 4,8 km de redes foram assentadas até o momento, o que representa fisicamente 55,49% da obra.

Para atender os futuros moradores do Residencial Tabarana, que segue em obras, está sendo implantado 1,11km de rede coletora de esgoto na Rua Francisco Pereira Dutra, no bairro Estiva. Cerca de 980 metros da rede já foi assentada até o momento, representando 88% da obra concluída. Estão sendo utilizados tubos PVC ocre nos diâmetros de DN 150 e 200.

As obras de setorização do Sistema de Abastecimento de Água estão em fase de intervenções pontuais. Dispositivos que auxiliam na operação e no controle da distribuição estão sendo instalados. Com isso, a previsão para iniciar as novas ligações domiciliares na região Central é para o mês de agosto.

A Secretaria de Água e Esgoto tem realizado nos últimos meses a operação “Caça Lançamentos Irregulares”, ação que tem o intuito de identificar vazamentos e lançamentos irregulares nas redes de esgoto e águas pluviais, com o auxílio do equipamento de vídeo inspeção, um robô motorizado controlado remotamente que pode navegar dentro das tubulações. Até o momento, já foram inspecionadas as redes existentes de cerca de 20 bairros e atualmente está com a ação na região do bairro Santo Antônio, no qual, inicialmente, foram identificados 10 pontos de lançamentos irregulares que se destinavam até o Córrego Santo Antônio.

Em uma ação recente, mais um vazamento de esgoto na galeria de águas pluviais é encontrado pela equipe de cadastro e vídeo inspeção da Secretaria de Água e Esgoto. Dessa vez, o vazamento foi localizado na rua Vitor Bonesso, próximo ao Jardim Diamante. Com o reparo, haverá a diminuição do esgoto que chega até o Córrego Santo Antônio. O trabalho de procurar pontos de vazamentos tem sido feito diariamente pela Prefeitura.

Foi iniciado nesta semana a substituição de aproximadamente 75 metros de rede de água na região da Avenida José Laercio Bevilacqua. Essa ação beneficia cerca de 21 residências, evitando a interrupção no abastecimento e contribuindo com o combate às perdas de água.

Finalizou na última semana, as obras de melhoria no sistema de drenagem de águas pluviais à montante da captação de água do córrego Rainha, no bairro Parque das Videiras. Foi concluído a construção de quatro escadas hidráulicas, realizado movimentação de terra e desassoreamento do canal de drenagem, e finalizado com o plantio de grama no entorno da obra.

O trabalho de recadastramento dos usuários está em andamento. Até o momento, foram realizadas 9.464 visitas, resultando em 7.066 concluídos. O objetivo é facilitar a comunicação entre a Secretaria de Água e Esgoto e os usuários das redes de saneamento básico, além de otimizar o serviço prestado.

Em um cronograma que vai de 10 de julho até 8 de agosto, a Prefeitura está realizando a limpeza e higienização de todos os reservatórios de água. A ação preventiva, alinhada com a Vigilância em Saúde, é necessária para garantir a qualidade da água distribuída à população.

“Nos últimos três meses foram realizadas 49 novas ligações domiciliares de água e 43 de esgoto. Além disso, para manter a boa qualidade da água que chega para a população, realizamos periodicamente coletas em pontos estratégicos e análises laboratoriais, assim, observamos os índices e se algo estiver fora dos parâmetros, podemos agir rapidamente para encontrar o problema e solucioná-lo”, acrescenta o secretário de Água e Esgoto, Mateus Arantes.

A Prefeitura de Louveira divulga, tanto no site (louveira.sp.gov.br) como nas redes sociais oficiais, os avanços em saneamento básico na cidade.