Educação | 21/12/2022

Com cozinha piloto e qualidade nutricional, merenda escolar de Louveira tem contribuição direta no processo de aprendizado

Alimentação nutritiva e de qualidade são fatores essenciais para a excelência no acompanhamento educacional dos alunos. E, com este foco, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Educação, tem trabalhado nos últimos meses com avanços importantes na área da gestão da merenda escolar, dentro dos princípios estabelecidos no plano de governo do Prefeito Estanislau Steck. Cerca de 10 mil refeições são ofertadas diariamente pela Prefeitura, com cardápio nutritivo e que, ainda, valoriza os produtos dos agricultores locais.

“Determinamos que a merenda escolar seja, de fato, a alimentação balanceada, nutritiva e necessária para todos os nossos alunos da Rede Municipal. E esta ação, que temos conduzido de forma plena mesmo durante as fases mais críticas da Pandemia, é a base estrutural para que o acompanhamento pedagógico dos alunos seja, também, de excelência, com resultados importantes na formação humana dos nossos alunos”, afirmou o Prefeito Estanislau Steck.

Em Louveira, desde o ano de 2021, a Prefeitura vem investindo em aperfeiçoamentos e ampliações das equipes de atendimento da Merenda Escolas nas unidades de Ensino. Em janeiro de 2021, a Prefeitura contava com 41 merendeiras e 2 nutricionistas. Hoje, este número é bem maior, 92 merendeiras e 5 nutricionistas.  Portanto, comparando ao início de 2021, a Prefeitura aumentou em 119% o número de merendeiras e 150% o número de nutricionistas. Durante as fases mais críticas da Pandemia, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, a Prefeitura manteve o fornecimento de refeições na forma de kits de alimentação aos alunos. Foram entregues, no total, 35 mil kits. 

Outro avanço importante também, registrado neste ano de 2022, foi a integração que a Prefeitura de Louveira implementou entre a Educação e o Desenvolvimento Econômico, no auxílio e orientação aos agricultores de Louveira para participar do Programa Agricultura Familiar. Com essa ação conjunta, foi possível a distribuição de frutas produzidas na cidade como caqui, figo e uva aos alunos da Rede Municipal e Estadual, além de banana, goiaba, alface e rúcula.

“Temos um cardápio variado e entregue de forma integral aos alunos, incluindo café da manhã, almoço, café da tarde e jantar, 4 refeições por dia. E, dia a dia, nossas nutricionistas avaliam os cardápios oferecidos, sempre com o objetivo de oferecer aos alunos uma alimentação balanceada e que, de fato, sejam as principais refeições do dia”, afirmou a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.