Esporte, Lazer e Juventude | 24/09/2013

Com circuito ecológico, Maratona de Louveira reúne mais de 420 ciclistas

Foto: Jasso / PML

Mais de 420 ciclistas de 70 cidades diferentes participaram na manhã de domingo (22 de setembro) da Maratona Louveira de Ciclismo. Entre as mais importantes provas do gênero na região, a maratona reúne esporte e lazer em circuitos de 30 a 40 quilômetros que remontam os belos contrastes de Louveira, passando tanto por estradas e avenidas como por trechos rurais, plantações de uvas e trilhas pelos bairros da Abadia, Monterrey e Arataba.

Ao lado do secretário Municipal de Esporte, Rodrigo Regorão, o prefeito Junior Finamore deu o sinal de largada na Área de Lazer do Trabalhador e, antes da prova, valorizou o ciclismo por ser um esporte “ecologicamente correto”.  “Além de ser um esporte ecologicamente correto, o próprio circuito por trilhas rurais dá enfoque ao trabalho de conscientização da importância de resguardarmos a nossa agricultura tradicional e as áreas de mananciais de Louveira”, salientou. Para ele, investir no ciclismo representa também um “grande estímulo ao uso da bicicleta no cotidiano”.

Os participantes foram distribuídos em 19 categorias que variavam pela idade e pela extensão do percurso, de 30 quilômetros na categoria Sport e 40 na Pro. Todos os 420 ciclistas receberam medalhas de participação e os cinco primeiros de cada categoria foram premiados com troféus entregues em mãos pelo prefeito Junior Finamore.

A competição foi organizada pela Secretaria de Esporte e Associação Ciclística de Louveira, em parceria com a Endurance Bike e a Pedal Leve Team.

Ambiente familiar, estrutura impecável.

Um belo dia de lazer e encontro entre famílias e amigos, em um espaço com ótima estrutura, estacionamento e vestiário para os ciclistas poderem tomar uma ducha antes de meterem o pé na estrada de volta para casa. A Maratona Louveira de Ciclismo teve todos os ingredientes necessários para deixar a competitividade em segundo plano e privilegiar o esporte e o convívio social.

“Nossa maior dificuldade nessas competições em algumas cidades é a falta de estacionamento. Só que aqui em Louveira temos um espaço amplo para guardas os carros e também interagirmos com outros ciclistas, amigos e parentes antes da prova”, elogia o ciclista Francesco Luigi, que veio de Cotia pedalar os 30 km da modalidade Sport. Na mesma ‘caravana’, Luigi trouxe a amiga Mariana Salgueiro que sempre o acompanha “para dar uma força”.

Da vizinha Itapevi, eles trouxeram também o amigo Alessandro Souza, que veio acompanhado da esposa Janaína e da filha Júlia. “É a terceira prova que eu participo na categoria Pro”, conta o técnico em manutenção. “A Prefeitura de Louveira está de parabéns por toda a estrutura oferecida aos atletas”, elogiou o ciclista, que utiliza a bicicleta também como meio de transporte.

A Prefeitura de Louveira ofereceu todo o apoio ao evento. Além de designar funcionários do Esporte para auxiliar na organização, a Guarda Municipal e a Divisão de Trânsito (Ditran) garantiram a segurança, escoltando os participantes pelo trajeto. A Secretaria de Saúde, por sua vez, disponibilizou uma ambulância e uma equipe de socorro pronta para atuar em possíveis acidentes no trajeto.

Confira a classificação em todas as categorias (em anexo)

Baixar Arquivo
Maratona Louveira 2013 - Geral