Educação | 18/10/2023

Com cardápio nutritivo e saboroso, merenda é diferencial na rede municipal de ensino

Investimentos aplicados pela Prefeitura nas escolas de Louveira incluem alimentação como prioridade para o desenvolvimento humano e intelectual dos alunos; a Prefeitura atende 30 unidades escolares, somando municipais e estaduais, atendendo mais de 12 mil estudantes

Com fortes investimentos na qualidade de ensino dos alunos municipais de Louveira, a Prefeitura tem na merenda escolar uma das prioridades para o desenvolvimento humano e intelectual dos cerca de 6,5 mil estudantes da rede municipal de ensino. Cardápio nutritivo, alimentos frescos, com verduras da agricultura familiar e frutas da estação, e até mesmo refeições adaptadas para as crianças com restrições alimentares fazem da merenda escolar de Louveira um diferencial que também contribui para que a Educação seja destaque como uma das mais bem estruturadas e avaliadas da região.

A estrutura para a elaboração da merenda já é, por si só, uma ação de planejamento fundamental para o atendimento de todas as escolas. Isso porque 70% das refeições quentes - arroz, feijão e guarnição – são preparadas na Cozinha Piloto. As escolas ficam responsáveis então pela salada, frutas, os itens do café, como pão e leite.

A rede municipal de ensino conta também com 2 nutricionistas concursados que atuam na Cozinha Piloto, com elaboração dos cardápios, descrição dos alimentos a serem comprados, entre outras ações, 5 nutricionistas terceirizados que acompanham as merendeiras e uma equipe de 6 profissionais de nível técnico, que fazem as vistorias de rotina nas escolas.

Para aprimorar ainda mais a alimentação e deixa-la ainda mais saudável e saborosa, neste ano a Prefeitura, em uma ação inédita, incluiu incorporou na merenda escolar o suco natural de uva. A ação foi uma pareceria entre a administração e os produtores rurais da cidade para que fosse possível aproveitar as frutas da estação. Para tanto, as uvas foram distribuídas para as escolas, congeladas em polpa, e estão sendo transformadas em suco pela equipe de alimentação de cada unidade. 

O caqui também foi incluído no cardápio como sobremesa. Símbolos da fruticultura de Louveira, a uva, como suco, e o caqui, in natura, fizeram sucesso na merenda escolar dos alunos da rede municipal. Neste sentido, a Prefeitura também valoriza a agricultura familiar de Louveira com fonte de desenvolvimento econômico da cidade. 

Vale ressaltar ainda que a Prefeitura é responsável também pela merenda das escolas estaduais, por meio de um convênio feito com o Governo do Estado. Somando as escolas municipais e estaduais, a Prefeitura distribui hoje 30 unidades escolares, atendendo mais de 12 mil estudantes. 

Cardápio adaptado
A merenda em Louveira também tem como diferencial atender às crianças que têm restrições alimentares, sejam elas momentâneas ou definitivas como no caso de diabéticos, ou que tenham alergia, ou mesmo que tenha passado por alguma cirurgia. A Prefeitura atende hoje 583 alunos com algum tipo de restrição.