Saúde | 04/06/2024

Com aumento no investimento per capita na Saúde, Louveira apresenta números do 1º Quadrimestre de 2024 (janeiro a abril). Foram 213.091 exames realizados, 56.875 procedimentos gerais, 56.266 receitas médicas atendidas nas farmácias públicas, 4.096 receitas de alto custo e 14.296 vacinas aplicadas. Estes números são por conta dos esforços contínuos nos últimos três anos para a ampliação de especialidades médicas, inauguração do Centro de Referência do Autismo, Casa das Oficinas Acalanto, obra do novo Hospital Santo Antônio de Louveira, modernização nos atendimentos, mais praticidade para agendamento de consultas e exames, novos Programas de Saúde como o Mãe Louveirense, Rede Hospitalar Louveira com a Santa Casa, mais oferta de exames, entre outros, planejados para promover qualidade em saúde e bem-estar da população.

Além disso, segundo o DataSus, do Ministério da Saúde, o investimento per capita em saúde de Louveira em 2022 foi de R$2.550,53, sendo 40% maior do que a média dos 10 anos anteriores, no valor de R$1.812,50.

A Secretaria de Saúde ressalta a importância dos pacientes informar com antecedência quando não for possível irem na consulta marcada, pois deste modo, o horário é passado para outro pacientes que também necessita de atendimento. Neste 1º Quadrimestre de 2024, foram registradas 7.554 faltas na Atenção Primária e 4.027 em Especialidades Médicas.

Nos últimos três anos, a Prefeitura de Louveira vem aumentando os investimentos realizados na Saúde, entre eles está a realização da obra do novo Hospital Santo Antônio de Louveira, que, em breve, vai aumentar o atendimento para casos de baixa complexidade, e por meio da Rede Hospitalar Louveira, é integrado com a Santa Casa, que atende também casos de média complexidade; e para os casos de alta complexidade, da Santa Casa para hospitais da região por meio do sistema CROSS, gerenciado pelo Governo do Estado. Para facilitar esta logística, Louveira conta com o serviço de transporte de pacientes.

A cidade ainda lançou o Programa Mãe Louveirense em 2023, que entrega kit enxoval para todas as mulheres que passam por ao menos sete consultas de pré-natal pela Rede Pública. Ao todo, o programa já contemplou cerca de 650 mães de toda a cidade e continuam sendo entregues em ações da sede do Fundo Social.

Louveira conta com farmácias em todas as seis Unidades Básicas de Saúde (UBS), que após a consulta, o morador pode retirar o medicamento da receita no mesmo local. Com o objetivo de facilitar o acesso, o Programa Remédio em Casa entrega os medicamentos na porta do morador, que pode solicitar diretamente pelo celular.

Antes as agendas médicas tinham datas específicas para abrirem, agora, ficam abertas durante o ano todo. Além disso, a oferta de exames laboratoriais foi ampliada para todas as Unidades Básicas de Saúde, assim, gerando rapidez para o morador.

Com 2,57 médicos para cada mil habitantes, Louveira tem o número maior do que a média do Brasil na mesma faixa populacional, de 1,60. A cidade ainda aumentou nos últimos anos a quantidade de especialidades médicas, somando hoje mais de 30 áreas diferentes.

Louveira enfrentou 2 anos de pandemia da Covid-19 entre 2020 e 2022 com uma série de investimentos para diminuir os impactos, salvando vidas e se destacando em toda a região pelo trabalho realizado. Como exemplo de ações realizadas está a criação da Usina de Oxigênio, aquisição de Cateteres de Alto Fluxo, aumento de leitos, Hospital de Campanha, entrega de Cestas Básicas, apoio financeiro aos comerciais, Centro de Testagem, desinfecção nas ruas e lugares públicos, testes nas crianças nas Escolas, Campanha “Vacina Contra a Fome”, mutirões para vacinação em massa, entre outras.

Em importantes índices, Louveira se destaca no Previne Brasil, no qual a cidade tem a melhor avaliação em Saúde entre todas as 27 cidades das Regiões Metropolitanas de Campinas (RMC) e Jundiaí (RMJ), além da melhor performance da cidade em toda a história. Louveira também se destacou no Ranking Connected Smart Cities de 2023, que analisa 75 indicadores em todas as cidades com mais de 50 mil habitantes, no qual Louveira é a 3ª cidade com mais investimento de saúde per capita entre todas as 27 cidades da RMC e RMJ.