Esporte, Lazer e Juventude | 16/04/2015

Com aulas gratuitas, Artes Marciais e Capoeira crescem em Louveira

Capoeira

As inscrições para as modalidades estão abertas. Interessados devem ir até a Secretaria de Esportes, ou nos locais de treino, e garantir a vaga

Estão abertas inscrições para as escolinhas de judô e capoeira. As aulas são ministradas gratuitamente, em diversos lugares e horários para atender a população de toda a região da cidade. Os interessados devem ir até a Secretaria de Esportes, localizado na Área de Lazer do Trabalhador, ou nos locais do treino (confira na tabela a baixo) com documentos em mãos para preenchimento da ficha de inscrição.

As escolinhas são oferecidas pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura de Louveira e ministradas por professores capacitados.

A modalidade da capoeira, luta tipicamente brasileira, tem cerca de 240 alunos, entre meninos e meninas a partir dos quatro anos de idade. O professor Cláudio José Sena, que é responsável pelos treinos em Louveira há 21 anos, aprova o incentivo que a cidade oferece as aulas de artes marciais. “A oportunidade está batendo na porta da criançada, quanto mais cedo elas são inseridas na vida esportiva, mais se motivam”. Ele também fala sobre a inserção das crianças em atividade extra-aulas. “As crianças e adolescentes não ficam nas ruas, elas têm opções de diversão e esporte, além de estarem seguras nos locais”, conclui.

A equipe da capoeira é formada por oito atletas profissionais, que representam a cidade nos jogos regionais. Com medalha de ouro na competição, em 2013, a equipe feminina é destaque, já que conquistou a oitava colocação por equipe, na segunda divisão dos Jogos Abertos do Interior - evento que conta com mais de 50 cidades participantes.

O judô, por sua vez, conta com cerca de 100 alunos, grande parte de crianças a partir dos sete anos de idade. Os treinos são divididos de acordo com a faixa etária para conseguir atender todos os níveis da modalidade. O professor Alessandro Shiroma é quem está à frente das aulas. Há mais de seis anos lecionando a modalidade em Louveira, ele afirma que a prática de exercícios físicos é um estímulo à interação social. “As crianças ficam motivadas com os campeonatos e se espelham nos mais velhos que representam a cidade nos jogos. Mesmo sendo difícil disseminar o judô em cidades pequenas, Louveira se destaca quanto ao incentivo e apoio”, completa.

Alessandro é 3º colocado na categoria Máster, com atletas de 30 a 35 anos de idade da divisão especial, na Copa São Paulo de Judô. Este campeonato conta com a participação em média de 6 mil atletas. Conquistas como essa incentivam os alunos, que desde 2009 vêm garantindo medalhas para a cidade. A equipe de judô é formada por 15 atletas, com idade a partir dos 16 anos. Em 2015 a equipe participará da 1º divisão dos Jogos Regionais.

Para maiores informações, entrar em contato com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude pelo telefone: 3878-1357.

Capoeira - Treinos

Bandeirantes –          Segunda 8h às 10h
                                     Quarta 13h às 15h

Jardim Esmeralda –  Quarta 18h30 às 21h