Gestão Ambiental | 06/06/2023

Com amplo investimentos ambientais, Prefeitura garante avanços para toda a cidade

Entre as ações, são realizadas ações que promovem conscientização, capacitação, plantio de novas árvores, recolhimento de resíduos, preservação de áreas de vegetação nativa e auxílio para tutores de animais de estimação

Com amplo investimentos ambientais, a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Gestão Ambiental e em importantes parcerias, garante avanços para toda a cidade. Com o objetivo de gerar qualidade de vida, bem-estar, proteção da fauna e da natureza, são realizadas ações que promovem conscientização, capacitação, plantio de novas árvores, recolhimento de resíduos, preservação de áreas de vegetação nativa e auxílio para tutores de animais de estimação. 

“A responsabilidade ambiental é um dever de todos, no qual a Prefeitura, instituições, empresas e a população trabalhando em conjunto para a proteção e preservação da natureza, vamos obter resultados cada vez melhores. Promover projetos, programas e ações interativas com crianças e a população em geral, são ações que geram benefícios para a atual e futuras gerações, de modo que, todos podem contar com os recursos importantes como a água, boa qualidade de ar e conforto térmico”, disse o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.

Com foco na conscientização e aprendizado das crianças da Rede Pública de Ensino, a Prefeitura realizou ontem, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, uma ação especial de plantio de árvores nas Escolas Municipais. As crianças além de ouvirem sobre a importância das árvores e de como cuidar da natureza, participaram da atividade prática do plantio, sendo auxiliados pelos professores e profissionais da Secretaria de Gestão Ambiental.

“Atividades interativas com as crianças agregam muito no aprendizado, pois são experiências que marcam na memória. Além de ser excelente para elas, o plantio torna o ambiente escolar mais bonito e confortável. Elas agora podem cuidar diariamente da árvore e acompanhar o crescimento”, comentou a secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula.

Voltado para a capacitação na área ambiental, o Centro de Educação Ambiental Tabarana já está aberto à população. Em ação recente, foi realizado o Curso de Criação de Abelhas Nativas sem Ferrão. O curso teve foco em pequenos produtores, trabalhadores rurais e demais interessados no segmento. O objetivo foi  ensinar sobre a criação de abelhas nativas sem ferrão utilizando equipamentos e técnicas apropriadas.

Com o objetivo de agilizar o plantio de novas árvores e promover a arborização urbana, a Prefeitura adquiriu recentemente um destocador. O equipamento agiliza o replantio de árvores em ambiente urbano. A arborização urbana de Louveira está em andamento e vai gerar uma série de benefícios para o bem-estar e saúde da população e da fauna.

"Existem árvores muito antigas, que foram plantadas sem planejamento e sem conhecimento técnico, tendo como consequência calçadas estouradas, muros trincados, canos entupidos entre outros transtornos. O destacador também agiliza o processo de retirar as raízes e o toco de uma árvore que foi removida devido aos transtornos que causava, como problemas na fiação de postes, tubulações de residências e muros, permitindo que uma nova árvore, adequada ao espaço, seja plantada de forma mais ágil. Além disso, como pudemos ver no final de dezembro e começo de janeiro, as fortes chuvas e ventanias podem derrubar árvores que estão inadequadas. Com o planejamento vamos resolver tudo isso além de melhorar todas as questões que geram conforto para a população”, explica a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Com foco na reciclagem e limpeza das ruas da cidade, a Prefeitura de Louveira realiza o Programa de Coleta Seletiva em parceria com a Cooperativa de Reciclagem Recomeço. O programa garante a entrega e recolhimento semanal dos sacos verdes em 100% das casas dos moradores da cidade que são utilizados para depósito de resíduos. A entrega ocorre no momento em que o caminhão da coleta seletiva passa para recolher os resíduos recicláveis das residências, de modo que os moradores tenham onde depositá-los todos os dias da semana. A Programação de Coleta Seletiva foi preparada de modo que os caminhões passem por todas as residências da cidade semanalmente, determinando as regiões que serão atendidas em dias fixos da semana.

Em ação recente, foi realizado no último domingo (4), uma Caminhada Ecológica em parceria com a empresa BrasALPLA. O objetivo foi realizar um mutirão de limpeza durante a caminhada, no qual os participantes recolheram resíduos orgânicos e recicláveis no percurso enquanto praticavam atividade física.

Com o propósito de preservar áreas de vegetação nativa, a Prefeitura de Louveira conta com o PSA, Programa de Pagamento por Serviços Ambientais. O objetivo é promover a manutenção, proteção e recuperação de áreas especialmente protegidas como os recursos hídricos e os fragmentos de vegetação nativa, além de promover o saneamento ambiental, a manutenção e proteção do solo contra escoamentos superficiais. O proprietário da área recebe pagamentos anuais. Sendo também um dos requisitos para o Promif, a adesão ao programa é voluntária. 

O programa também é aliado para evitar a especulação imobiliária em áreas de vegetação nativa. “O PSA contribui à medida que remunera os proprietários para que mantenham suas propriedades preservadas. Uma vez que são geradores de serviços ambientais, principalmente na questão de produção de água, o valor pago, juntamente com o Promif, gera a remuneração que busca a equiparação dos valores com aqueles que o proprietário receberia com a exploração”, explica a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

Anunciado pela Prefeitura de Louveira em maio de 2023, o Programa Banco de Ração tem o objetivo garantir o suporte para protetores, ONGs e pessoas em vulnerabilidade social que cuidam de pets. Através da arrecadação de recursos como ração, brinquedos, casinhas, bolsas de transporte entre outros que auxiliam no cuidado dos animais, é realizada a distribuição para pessoas e organizações que participam do Programa. Atualmente está em fase de cadastro de pessoas e entidades que serão auxiliadas, assim como na captação dessas doações.

O Bem-Estar Animal, da Prefeitura de Louveira, administrado por meio da Secretaria de Gestão Ambiental, tem o objetivo de prestar atendimento veterinário gratuito para cães e gatos. Além de possuir animais para adoção. O atendimento inclui consulta, aplicação de vacina contra Raiva, microchipagem e agendamento de castração. O local também tem vários cães e gatos disponíveis para adoção. Todos os animais são castrados, microchipados, vermifugados e com todas as vacinas em dia. Mais informações no telefone: (19) 3878-1260 (WhatsApp).

Nesta semana, em contexto ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura ainda vai realizar nesta terça-feira (6) uma ação de homenagem aos servidores públicos da Secretaria de Gestão Ambiental na Fazenda Santo Antônio. Na quarta-feira (7), será realizada a 2ª Conferência pelo Clima entre Municípios Vizinhos. A primeira edição foi em Louveira no ano passado, na Fazenda Santo Antônio, a segunda será em Jundiaí, com previsão de início às 8h30 e programação até às 17h. O objetivo principal do encontro é estabelecer ações conjuntas para adaptação às mudanças climáticas e discutir projetos futuros relacionados ao meio ambiente na região.

“Uma semana repleta de ações voltadas ao meio ambiente que vão gerar conscientização, aprendizado e ressaltar a responsabilidade ambiental que cada um deve ter”, disse a secretária de Gestão Ambiental, Rose Celidonio.

A Prefeitura de Louveira divulga todas as ações realizadas no site oficial (www.louveira.sp.gov.br) e nas redes sociais.