Desenvolvimento Urbano | 15/08/2023

Com 30 obras pela cidade, Prefeitura segue com investimentos que trazem novos serviços públicos à população

São obras em todas as áreas, com destaque para Saúde, Educação, Esporte e Infraestrutura; entre elas estão a Usina de Suco, reformas nas escolas, Centro Logístico de Medicamentos, Parque Municipal Capivari, Centro de Treinamento de Ginástica Artística e Artes Marciais e Centro Esportivo do Burck, além da canalização do córrego Sapezal, na rotatório de acesso entre a Rodovia Anhanguera e a Atílio Biscuola

Com fortes investimentos em infraestrutura, a Prefeitura de Louveira segue com importantes obras nas áreas de Saúde, Educação, Esporte, Lazer, entre outras. São cerca de 30 por toda a cidade, que estão promovendo uma verdadeira transformação nos prédios e espaços públicos, e, consequentemente, um grande avanço em novos serviços de qualidade ao atendimento à população. Um dos destaques, por exemplo, é a construção da Usina de Suco, que tem como foco o desenvolvimento econômico e a valorização e incentivo ao trabalho do produtor rural da cidade; outra obra importante é o novo centro logístico da Secretaria de Saúde, onde serão armazenados para distribuição os medicamentos e demais insumos.

“A usina será uma grande aliada dos agricultores para evitar a perda da colheita, como já  vimos acontecer muitas vezes. Este é um sonho antigo que estamos realizando e que, além de ser este respaldo para os produtores, será ainda um importante local voltado para o turismo rural de Louveira, porque, além de ser uma fábrica de suco, o local também será aberto à visitação; terá um espaço para receber os turistas e uma loja para vender os produtos ali feitos. Mas temos muitas outras obras, como nas escolas municipais, onde estamos fazendo o maior investimento dos últimos 10 anos e que incluem reformas, ampliações e pinturas em 11 unidades; sem citar, claro, o novo Centro Logístico da Saúde, um amplo local, moderno e equipado para armazenar tanto os medicamentos como outros insumos a serem disponibilizados no atendimento à população”, disse o Prefeito Estanislau Steck.

Para a Usina de Suco, a construção segue bastante avançada com a estruturação do segundo piso, que em breve deve receber a cobertura, e a pavimentação de todo o espaço externo, que está sendo feita com bloquetes sextavados. Do lado externo, está pronta a rampa de acesso ao local, como destaque para acessibilidade ao local. Primeira parte da obra, também está finalizado o barracão onde serão guardados os maquinários, como tratores e outros.

A construção engloba duas áreas: administrativa e área fabril. Na área fabril, serão feitos o recebimento, processamento da uva e saída do suco pronto.  No local, haverá uma câmara fria para armazenamento da fruta e garantia das condições ideais de estocagem. Para a área administrativa, estão sendo construídos salas de escritório, vestiários para os funcionários e sanitários. E, estruturando o local para a visitação de turistas, serão construídos um mezanino, deque, a loja para comercialização dos sucos e sanitários. A Usina de Suco está sendo construída no Centro de Apoio do Produtor Rural (CAP), no bairro Barreiro.

Ainda neste sentido, de focar em obras que priorizem a qualidade de vida da população de Louveira e também de visitantes, a Prefeitura tem executado 3 obras voltadas para lazer e práticas esportivas: o Parque Municipal Capivari, que será um dos principais locais de convivência da cidade, o centro esportivo do Burck e a construção do centro de treinamento para ginástica artística e artes marciais.

O Parque Municipal Capivari segue com a construção de um teatro de arena, do espaço onde será instalada uma fonte interativa, um novo deque, entre outras estruturas. No Burck, segue para as últimas etapas a reestruturação da quadra localizada na equinas das ruas Geraldo Burck e Antônio G. Martins. No local, onde antes tinha apenas uma quadra, já foram construídos uma grande sala multiuso, sala de professores, sala de apoio para guardar os materiais esportivos, guarita para segurança, além de vestiários e sanitários, inclusive adaptados para pessoas com deficiência. Também foi finalizado o fechamento com gradil. Do lado externo, um bolsão de estacionamento e o início da pintura da quadra. E na região central da cidade, em frente ao Parque Municipal do Capivari, a Prefeitura estrutura também um espaço de 1.550m² que será um grande centro para treinamento e competições esportivas. A estrutura interna segue com as construções dos espaços, mas já foi finalizada instalação do telhado termoacústico. O centro de treinamento terá capacidade para atender até 1.500 crianças.

Na Saúde, está sendo finalizada a adequação do galpão onde será o novo centro logístico da Secretaria de Saúde, onde serão armazenados para distribuição os medicamentos e demais insumos. Na última semana foram instaladas as portas das salas de armazenamento dos medicamentos, seguindo as normas exigidas para manter o controle da temperatura interna.

E na área de infraestrutura, segue avançada a canalização de um dos trechos do Córrego Sapezal, na rotatória entre a Rodovia Anhanguera e a Rua Atílio Biscuola. A canalização protege o talude das erosões, e, consequentemente, garante uma segurança maior contra possíveis enchentes. Finalizada a canalização, a Prefeitura fará na rotatória a iluminação e paisagismo.

USINA DE SUCO

PARQUE MUNICIPAL CAPIVARI