Assistência Social | 15/05/2023

Com 28 assistentes sociais, Louveira intensifica politicas públicas que priorizam as famílias e ações sociais na cidade

15 de maio comemora-se tanto o Dia da Assistente Social como o Dia Internacional da Família

15 de maio, é comemorado o Dia da Assistente Social e o Dia Internacional da Família e a Prefeitura de Louveira, por meio da Secretaria de Assistência Social, tem intensificado ações e políticas públicas sociais na cidade, sobretudo nos últimos 3 anos. Os trabalhos desenvolvidos tanto no CRAS - Centro de Referência de Assistência Social como no CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, com as famílias de Louveira, demonstram os resultados importantes destas ações. Atualmente, a Prefeitura conta com 28 Assistentes Sociais e 09 estagiários da área, trabalhando em diversas campos da cidade, sempre pautados pela defesa e garantia dos direitos sociais para todos. O Assistente Social é o profissional que viabiliza a melhoria das condições de vida de usuários no enfrentamento de desigualdades e acesso às políticas sociais, econômicas, ambientais e culturais do município.

“Esta é uma profissão que tem como principal objetivo lutar e reivindicar pelos direitos da classe trabalhadora e de cuidar de assuntos relacionados aos cidadãos, ligando os indivíduos aos direitos que eles têm, seja na implementação de políticas públicas e programas sociais para membros da sociedade, ou o apoio às famílias vulneráveis, incluindo àquelas que perderam renda, que têm crianças pequenas, idosos e pessoas com deficiência, é mais necessário agora do que nunca uma atenção. Estabelecer essas datas nacionais são necessárias para ressaltar a importância de debater soluções para problemas que estão presente na casa de muitas famílias" disse o prefeito, Estanislau Steck.

Louveira conta com sete unidades de atendimentos, sendo dois CRAS um no centro e um no bairro Santo Antônio, um CREAS, o Centro de Convivência do Idoso, Serviço de Acolhimento para Criança e Adolescente, Serviço de acolhimento para pessoa em situação de rua, além do Departamento de Segurança Alimentar, hoje essas unidades contam com uma média de 2.000 atendimentos por mês, em ações, como, atendimento particularizados, oficina com famílias, ações nos territórios, atendimento para distribuição de cesta de alimentos para as famílias em situação de insegurança alimentar, atendimento para Bolsa Família, BPC do Idoso e Deficiente,  atendimento especializados para mulher, criança e idoso e PCD para vítimas de violência doméstica. Além de ações com a CIELO e a APAE.

O CRAS e o CRES têm um foco maior para as famílias de Louveira, a família tem um papel muito importante na formação de cada indivíduo. Sendo assim, o desenvolvimento da sociedade como um todo passa, obrigatoriamente, por cuidados que se relacionam com a família. É exatamente por isso que a Prefeitura se preocupa com o núcleo familiar. A principal função do CRAS é criar esses espaços de troca e convivência para o fortalecimento de redes de apoio entre a população. E o CREAS existe para atender as pessoas que sofrem algum tipo de violência, seja mulher, criança, idoso, pessoa com deficiência ou adulto na perspectiva de facilitar a superação do ciclo de violência.

“Todas as ações trazem resultados importantes. Vamos dedicar um tempo para promover a igualdade, educação e conhecimento. São momentos especialmente para criar um laço, para todos serem ouvidos e gerarem convivência. Ser assistente social é carregar um pouco do outro aonde quer que você vá. Feliz Dia do Assistente Social!” Parabenizou a Secretária de Assistência Social, Ana Aparecida Bichara Melin.

Secretaria de Assistência Social
Endereço: Rua Ercília Martins Cruz, 84 - Centro - CEP: 13290-030
Horário de atendimento ao público: De segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (sem interrupção no horário do almoço)
Email: social@louveira.sp.gov.br