Cidadão

Empresa

Servidor

Educação | 27/09/2013

Circuito ensina Educação no Trânsito para crianças de Louveira

Pela primeira vez a cidade recebeu o Circuito de Trânsito, personagens e atividades que levaram crianças para o universo do trânsito e da responsabilidade ambiental.

Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira, dia 25 de setembro, aproximadamente 400 alunos da EMEF Odilon Leite Ferraz participaram do Circuito de Trânsito, atividade lúdica com o objetivo de ensinar as crianças sobre a educação no trânsito. A intenção da atividade foi transformar a criança num agente multipicador de boas práticas no trânsito e faz parte do Programa Estrada para a Cidadania, da CCR AutoBAn, que acontece em parceria com a Prefeitura de Louveira.     

 

O Circuito de trânsito teve duração de meia hora cada apresentação e capacidade para 30 crianças por vez.  O percurso foi dividido em três momentos com diferentes atores, cenografia e dramaturgia, num jogo onde o aluno é a peça principal. Ao entrarem no Circuito, as crianças encontraram o espaço Entrada para a Cidadania, onde por meio de uma figura de trânsito foram simuladas diversas situações em que os cidadãos estão desrespeitando as leis de trânsito. Logo após, uma atriz vestida de guarda de trânsito conduziu o jogo, recebeu as crianças no Espaço do Trânsito e Meio Ambiente. Neste momento, foram tratados também temas como meio ambiente e reciclagem. Por fim, os alunos passaram pelo Espaço da Cidadania, onde participaram de brincadeiras para avaliar o aprendizado recebido.  

 

A aluna da 4º D, Laisa Matos, de 9 anos afirmou que vai ajudar a conscientizar os motoristas a não beberem “Gostei muito das brincadeiras e de aprender mais sobre as leis de trânsito. Vou falar para os motoristas não beberem mais antes de dirigir para não causar acidentes”, disse.  Já o aluno Erik dos Santos Moura, de 10 anos, aprendeu a lição de que além do trânsito é importante respeitar a natureza “Foi muito importante participar das atividades sobre as regras de trânsito. Gostei dos personagens, das brincadeiras e de aprender coisas novas. Aprendi que é muito importante respeitar a mãe natureza”, disse o estudante da 5ªB.  “Educativo e muito legal. Nunca tinha participado de uma atividade como essa e adorei”, finalizou a aluna Betriz F. dos Anjos.