Cultura & Eventos | 23/06/2023

CineSolar proporcionou diversão e lazer em Louveira na última quarta-feira (21)

Com exibição de curtas e do longa “Wall-e”, o cinema móvel atraiu cerca de 90 pessoas

A Prefeitura de Louveira, através da Secretaria de Cultura e Eventos, apoiou na última quarta-feira (21) a realização do “CineSolar”, projeto promovido através da Lei ProAc pelo Governo do Estado de São Paulo. O projeto trouxe a apresentação de curtas e do filme “Wall-e” em um furgão adaptado com placas fotovoltaicas no teto que gera energia para exibição dos filmes.

“Temos certeza de quem foi se divertiu muito com essa opção alternativa de cinema. Agradecemos toda equipe do CineSolar por ter nos escolhido como anfitrião para esse projeto que proporcionou uma experiência incrível para os nossos louveirenses” comentou o Prefeito Estanislau Steck.

O CineSolar também realizou distribuição de pipoca e o público pôde visitar o furgão que carrega todo o cinema: 110 cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento (que garante 20 horas de autonomia e funcionamento), de som e projeção, incluindo a tela. Além de tudo isso, o espaço se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Cerca de 90 pessoas, segundo o Secretário de Cultura Darlan Henrique Pereira, comparecem ao Centro Esportivo Terra da Uva para assistir a apresentação dos curtas “De onde vêm os dragões”, “O Gigante”, “Plantae” e “Lily's Hair” e o longa metragem “Wall-e”, que também aborda o tema sustentabilidade.

Sobre o CineSolar
O CineSolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido à energia limpa e renovável: a energia solar. Em 10 anos, desde julho de 2013, o projeto já realizou cerca de 1870 sessões com exibição de 180 filmes, entre curtas-metragens e longas, e 576 “oficinemas” - que integram arte, tecnologia e sustentabilidade, proporcionando acesso às técnicas básicas que compõem a linguagem cinematográfica. Quase 600 cidades do país, de 23 estados e do Distrito Federal, já receberam o CineSolar, que percorreu mais de 250 mil quilômetros, chegando a 284 mil pessoas.
O projeto conta com dois cinemas móveis, batizados de Tupã e Mahura. Os furgões foram grafitados e adaptados com as placas fotovoltaicas e o sistema de conversão de energia e armazenamento, com 20 horas de autonomia. Cada veículo também carrega 110 cadeiras e banquetas para o público e todo o sistema de som e projeção para o cinema. Além disso, já geramos mais de três milhões de watts (equivalente a um ano e três meses de uma geladeira ligada).
 O CineSolar conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz - Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, e apoio das marcas Biowash, Cicloway e Bio 2. O projeto também promove ações em conjunto com a UNESCO Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (219 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP), sendo que em 2023 uma árvore será plantada a cada 10 sessões realizadas.
 O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos à energia solar, com a participação de vários países como Holanda, África do Sul, Nepal, Chile, Croácia e Austrália, entre outros.

Sobre o Instituto CPFL
Com 18 anos de trajetória e sede em Campinas (SP), o Instituto CPFL é a plataforma de investimento social privado do Grupo CPFL Energia, responsável pela integração dos programas sociais, esportivos e culturais do grupo em uma única rede. Desde 2020, o Instituto CPFL atua em cinco frentes: CPFL Geração Jovem, que apoia iniciativas voltadas para o futuro das novas gerações; CPFL nos Hospitais, que apoia projetos de humanização e melhorias em hospitais públicos; o Intercâmbio Brasil-China, programa que promove o diálogo cultural entre os dois países; o Circuito CPFL, que reúne projetos itinerantes de cinema e etapas de corrida e caminhada; e o Café Filosófico CPFL, que promove reflexões através de palestras e séries audiovisuais com transmissão pela TV Cultura aos domingos e terças-feiras.
Saiba mais em www.institutocpfl.org.br.