Governo | 08/11/2023

Cidades Excelentes: Louveira apresenta alta pontuação em índices de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência

​Com a atualização dos dados do Índice de Gestão Municipal (IGMA), Louveira se mantém como a 3ª melhor cidade da Região Metropolitana de Jundiaí e a 5º somando as 27 cidades das regiões metropolitanas de Jundiaí e Campinas

Os investimentos constantes que têm sido aplicados no aprimoramento dos serviços e atendimentos à população resultaram no reconhecimento regional de Louveira por sua gestão. Com a atualização dos dados do Índice de Gestão Municipal (IGMA), o município segue em altas posições na categoria de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência. O ranking aponta Louveira como a 3º melhor da Região Metropolitana de Jundiaí e a 5º entre as 27 cidades somando as regiões metropolitanas de Campinas e Jundiaí.

A Prefeitura tem implementado novas ações para atender a população com ainda mais eficiência na gestão pública. Neste sentido, a Prefeitura lançou neste segundo semestre novos canais de comunicação com os moradores, entre eles o chatbot, por meio do qual o cidadão pode obter informações automáticas sobre os serviços públicos.

O recém-lançado aplicativo Relou também é um mais um meio de comunicação entre a Prefeitura e a população e promove uma comodidade na solicitação de serviços públicos como pedidos de poda de árvores, remoção de entulho, cartão de trânsito para pessoa com deficiência ou para idoso, solicitação de instalação de lombada, entre tantos outros, mas, principalmente, na área da Saúde, é possível pelo Relou agendar consultas com Clínico Geral, Ginecologia e Pediatria, além de solicitar medicamentos por meio do Programa Remédio em Casa.

Relou

CLIQUE AQUI para baixar para Android.

CLIQUE AQUI para baixar para IOS.

A efetivação na transparência do trabalho realizado pela administração também se dá por meio do Portal da Transparência, Ouvidoria e uma rede ampla divulgação das ações desenvolvidas no site e nas redes sociais. Todas as ações desenvolvidas pela Prefeitura são parte do maior plano de ações realizados em Louveira. Nos últimos dois anos e meio a Prefeitura investiu R$ 1 bilhão em mais de 190 ações, obras e programas, incluindo o término de obras iniciadas antes de 2021. (SAIBA MAIS)

Indicadores

Para a categoria Governança, Eficiência Fiscal e Transparência, o IGMA avalia diversos indicadores, entre eles autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capita, percentual de endividamento, resultado fiscal, índice de transparência, aderência ao Plano de Contas, relação de servidores por 100 habitantes, classificação da capacidade de pagamento (Capag), entre outras.

O IGMA é um ranking elaborado pelo Instituto Aquila e serve como base para o Prêmio Band Cidades Excelentes, realizada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e que tem como objetivo reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão pública. (SAIBA MAIS)