Segurança | 23/07/2015

Cidade já está pronta para período de estiagem

Defesa Civil

Defesa Civil está preparada para garantir a segurança da população

A Defesa Civil da Prefeitura de Louveira ajudou a conter cerca de 80 incêndios durante a Operação Estiagem apenas neste ano, entre florestal, rural e urbano. Nestes casos, o órgão verifica a iminência de perigo causado pelo fogo e articula junto à Secretaria de Serviços Públicos e o Corpo de Bombeiros para auxiliar no combate aos incêndios.

“Em primeiro momento, verificamos se há riscos à vida humana e ao patrimônio, para em seguida articular com os serviços públicos, que auxilia com caminhão pipa e um trator utilizado para realização de acero para conter o foco de incêndio”, explica o chefe da Defesa Civil de Louveira, Roberto Finamore. “Já em casos mais críticos, como em residências ou grandes incêndios em indústrias e similares, acionamos o Corpo de Bombeiros”.

Durante o período, agentes do órgão visitaram residências para entregar materiais de conscientização, já que muitos incêndios que aconteceram na cidade foram considerados criminosos. Conter essa prática tem exigido um trabalho intenso da Defesa Civil, da Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e da secretaria de Gestão Ambiental, Serviços Públicos. Os órgãos municipais reforçam a importância dos cidadãos agirem de forma consciente uma vez que as queimadas trazem sérios riscos para a saúde humana e para o meio ambiente.

Além de evitar incêndios, as ações da Operação Estiagem visam minimizar os efeitos do clima seco à saúde da população. É feito um monitoramento constante e emissões de alertas sobre a qualidade do ar e quedas bruscas de temperatura.

Estrutura
Para garantir um atendimento de qualidade e segurança, a equipe conta com equipamentos lanternas, rádios e abafadores, além de caminhões pipa, viaturas e uniformes de identificação. Também são utilizados todos os equipamentos de segurança como botas, capacetes, luvas e máscaras.