Gestão Ambiental | 14/06/2013

Cerca de mil pessoas participam das Atividades da Semana do Meio Ambiente

Foto: Divulgação / PML

Em comemoração à Semana do Meio Ambiente, realizada nos dias próximos ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Secretaria de Gestão Ambiental organizou uma série de atividades destinadas a servidores públicos, alunos da Rede Pública de Ensino, ao grupo da Terceira Idade e à população em geral. Os eventos envolveram juntos cerca de mil pessoas.

A programação se encerrou na manhã do último domingo (9 de junho), com a realização da 2ª Caminhada Ecológica, que contou com a participação de aproximadamente 100 pessoas e com a colaboração da Secretaria de Esporte, Guarda Municipal e da Divisão de Trânsito – que garantiram a segurança durante todo o trajeto.

A concentração aconteceu em frente ao prédio da Prefeitura de Louveira, de onde os participantes seguiram até o final da Estrada do Bugio. Lá, funcionários do Meio Ambiente organizaram uma parada para hidratação, com distribuição de água e frutas. Em seguida, os participantes retornaram pelo mesmo caminho até o local de partida.

Para a secretaria de Gestão Ambiental, Rose Skelton, a caminhada foi importante para mostrar as riquezas naturais do município e, ao mesmo tempo, promover a prática de atividades saudáveis. Sobre o resultado da programação geral da semana, Rose definiu como “muito satisfatório”. “Estou muito satisfeita com a participação de todos. Acreditamos que por meio dessas ações seja possível despertar a conscientização ambiental e trabalhar questões práticas como plantio de árvores, separação do lixo, ações para preservação da fauna, ferramentas de trabalho para o professor atuar no âmbito ambiental em seu dia a dia, entre outras questões”, disse.

A secretaria de Esporte também apoiou a caminhada, disponibilizando profissionais de educação física para acompanhar os participantes. Na opinião do secretário de Esporte, Rodrigo Regorão, esta interação com a Secretaria de Gestão Ambiental na realização de atividades foi muito proveitosa. “Realizar caminhadas em locais diferentes estimula a população a aderir a esta prática esportiva e torná-la um hábito”, afirmou.

‘Manhã ecológica’ no Santo Antônio

O Meio Ambiente de Louveira proporcionou uma manhã ecológica às pessoas que passavam pela Praça Nossa Senhora Mãe dos homens, no último sábado (8 de junho). Lá, o público pode participar da oficina de mini horta em garrafa PET, assistir à apresentação de roda de capoeira organizada pela Associação de Capoeira Filhos de Louveira. Além de tudo isso, todos os presentes ganharam mudas de árvores nativas e receberam o Guia de Arborização do Município.

Demais atividades

Alunos dos segundos anos das escolas rurais municipais visitaram na última sexta-feira (7 de junho) a Associação Mata Ciliar, em Jundiaí. As crianças tiveram a oportunidade de ver de perto onças pardas, gato do mato, cachorro do mato, araras, lobo guará, veado catingueiro, entre outros animais. Elas conheceram também um pouco mais sobre os animais de nossa região e aprenderam a diferença entre animais silvestres e domésticos.

Na quinta-feira (6 de junho), integrantes do grupo da terceira idade de Louveira se encantaram com os animais do Parque Ecológico do Tietê. Dentre eles, havia abundância de quati, cateto e macaco prego.  No parque o grupo pode conhece também o viveiro de mudas e o Porto de Areia e olarias, que funcionavam no local em meados de 1930. No final da visita, o público da melhor idade plantou um belo ipê roxo no parque, como forma de comemoração da Semana do Meio Ambiente.

Um dia antes, na quarta-feira (5 de junho), as crianças e adolescentes do Projeto Cesta de Três de Basquete conhecer o aterro sanitário do Instituto Estre, em Paulínia. Além disso, foram realizadas dinâmicas abordando o ciclo de vida dos produtos e o consumo sustentável. Já na terça (4 de junho), os professores da Rede Municipal de Ensino participaram de uma oficina, realizada na Câmara Municipal, que abordou os temas “Bacia Hidrográfica”, “Arborização Urbana “ e a “Fauna em nosso município”. E, no início da semana, funcionários da Secretaria de Gestão Ambiental entregaram o kit ecológico e o guia de arborização urbana para os servidores municipais.