Gestão Ambiental | 08/08/2013

Cerca de 300 pessoas prestigiam abertura da 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente

Cerimônia realizada pela Prefeitura de Louveira contou com a presença de representantes de todas as cidades da região

Foto: Divulgação

Louveira foi sede da abertura da 1ª Conferência Regional do Meio Ambiente. A cerimônia, organizada pela Secretaria de Gestão Ambiental da Prefeitura de Louveira na noite de sexta (2 de agosto), contou com a presença de aproximadamente 300 pessoas, lotando o plenário da Câmara Municipal.

Compuseram a mesa o prefeito Junior Finamore, a secretária de Gestão Ambiental, Rose Skelton, o presidente da Câmara, Estanislau Steck, além de secretários e representantes ligados ao meio ambiente de todas as cidades da região.  “Um meio ambiente preservado garante um mundo melhor para as próximas gerações. E gerar soluções eficazes e duradouras à destinação correta dos resíduos sólidos é uma das principais ações necessárias de preservação”, discursou o prefeito, destacando o tema central da conferência deste ano: a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Rose Skelton, por sua vez, salientou a importância da conferência como ferramenta de debate das ações públicas com a população. “A conferência é realizada para compartilhar a responsabilidade do poder público com a sociedade na elaboração de medidas, neste caso, para destinação dos resíduos sólidos”, disse a secretária, que aproveitou a oportunidade para agradecer o empenho da equipe de Gestão Ambiental na organização da cerimônia.

Após a abertura, começou a série de palestras sobre destinação de resíduos sólidos, com a professora da Fatec de Jundiaí, Juliana Rink; o engenheiro da SMR – Sistema de Moagem de Resíduos, Pedro Mazzei Adolpho; e, finalizando, o engenheiro da divisão de desenvolvimento tecnológico da CCR AutoBan, Claudio Dubeux Neves Filho.

O evento deu prosseguimento no dia seguinte, em Itupeva. A 1ª Conferência Regional serviu para levantar propostas e definir os representantes do Aglomerado Urbano nas conferências Estadual e Nacional, que acontece de 24 a 27 de outubro em Brasília. O presidente da Câmara de Louveira, Estanislau Steck foi eleito delegado para representar o AUJ na Conferência Estadual.