Gestão Ambiental | 28/03/2024

Centro de Educação Ambiental Tabarana celebra 1 ano de atuação nesta quinta-feira (28)

Nesta quinta-feira (28), o Centro de Educação Ambiental Tabarana celebra 1 ano de atuação. Neste primeiro ano de funcionamento, cerca de 2 mil alunos foram atendidos nas visitas, além de outras centenas de participantes em capacitações, projetos e plantio de mudas de árvores nativas. O CEA Tabarana tem o objetivo de oferecer e realizar ações educacionais que envolvem o meio ambiente, como conscientização através de oficinas, atividades, cursos de capacitação e eventos. Como reconhecimento das ações ambientais que a Prefeitura de Louveira vem realizando, recentemente a cidade venceu o Prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes.

Com as visitas de educação ambiental, em 1 ano cerca de 2 mil alunos visitaram o espaço. Todas as ações realizadas pelo CEA Tabarana tem o propósito de sensibilização ambiental, conscientização quanto a conservação dos recursos da natureza, hábitos saudáveis e sustentáveis.

Foram realizadas duas capacitações, uma Oficina de Papel Reciclável para os professores de Artes da Rede Municipal e outra sobre Meliponicultura - Abelhas nativas sem ferrão, para equipe da Secretaria de Gestão Ambiental, participantes do grupo de Escoteiro e do CAPS, sendo promovida por meio da parceria com a Agir Ambiental, empresa que aplica o Programa Recarrega PCJ. O objetivo deste programa é contribuir para conservação e a recarga hídrica através de tecnologias sociais, que são implementadas de forma  colaborativa e integrada para adaptação às mudanças climáticas, segurança hídrica e alimentar, geração de renda e empoderamento, que, inclusive, também já instalou algumas tecnologias sociais baseadas na natureza como: composteiras e cisternas para armazenamento de água da chuva.

O CEA Tabarana realizou o Projeto Horta nas Escolas em 7 unidades em Louveira, envolvendo os alunos desde o momento do plantio até a colheita dos vegetais.

O Centro de Educação Ambiental Tabarana também conta com o viveiro de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica, que as recebe através de convênios, parcerias e doações referentes a termos assinados por meio da Secretaria de Gestão Ambiental. Atualmente, o viveiro possui disponível para plantio cerca de 2.000 mudas de espécies nativas. Ao todo, 200 mudas foram doadas a moradores e em torno de 1.100 mudas foram utilizadas para reflorestamento e plantio de arborização na cidade.

Em destaque no Estado, Louveira venceu o prêmio Município VerdeAzul na categoria de 50 a 100 mil habitantes em 2023. A cidade teve notas máximas em 9 das 10 Diretivas avaliadas: Esgoto Coletado e Tratado, Qualidade do Ar, Avanço na Sustentabilidade, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Educação Ambiental, Arborização Urbana e Governança Ambiental, todas com nota 10, a nota máxima da avaliação. O ranking do Programa Município VerdeAzul é gerenciado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. Apenas 86 cidades, do total de 645 no Estado, tiveram notas acima de 80 pontos.