Saúde | 18/06/2015

Centro de Controle de Zoonoses faz mais de 4.000 atendimentos na cidade

Zoonoses

1.642 animais de Louveira já possuem microchip

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Louveira realiza um trabalho importante no município e é engajado, principalmente em campanhas permanentes de castração realizadas gratuitamente em cães e gatos (macho e fêmeas). O serviço já castrou 1.063 animais, e promoveu atendimento clínico a outros 3.713 animais. O atendimento clínico que também é gratuito é feito todas as segundas e quintas das 8h às 11h e das 13h às 16h.

Para o médico veterinário responsável, além de todos os serviços prestados à população, o centro ainda realiza a vigilância e o controle da raiva animal através o envio de materiais para análise, além da campanha de vacinação anual.

Microchip

Outro serviço que merece destaque é a identificação animal por meio de microchip. Trate-se de um micro circuito eletrônico que possui um código único e inalterável, portanto, cada microchip tem um número que é vinculado ao cadastro do animal e seu respectivo responsável. É importante ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, o microchip não tem função de rastreabilidade por satélite, apenas a identificação animal.

Até hoje, foram identificados 1.642 animais em Louveira. Para os proprietários que desejam apenas colocar o microchip em seu animal, devem comparecer nos dias de agendamento para castração, ou seja, toda segunda ou quinta.

Castração permanente

A Prefeitura de Louveira realiza, durante todo o ano, a campanha permanente de castração gratuita em cães e gatos dos moradores da cidade. Desde o início do programa (janeiro de 2014) foram castrados 1063 animais, sendo 303 machos e 760 fêmeas.

Para participar do programa, o dono ou responsável pelo animal deve ser maior de 18 anos e é necessário levá-lo junto para o agendamento, pois serão feitas as avaliações clínico veterinárias, bem como perguntas a respeito da saúde do bicho de estimação. Para isso, é necessário levar o cartão cidadão, CPF, RG, comprovante de residência e carteira de vacinação do animal.

Os interessados devem comparecer para os agendamentos as segundas e quintas-feiras, das 08h às 11h e das 13h ás 16h no Centro de Controle de Zoonoses, localizado na rua Aparecido Ribeiro Damasceno, nº 45, Bairro Leitão. Não são feitas avaliações nem agendamentos fora destes dias. Já as cirurgias são realizadas todas as terças, quartas e sextas. A secretaria da prefeitura ressalta que a castração é importante para o controle de população de cães e gatos, além de proteger a saúde do animal. Durante o agendamento, o proprietário recebe todas as orientações pré-cirúrgicas, além do microchip que é inserido no animal.

CCZ

É um órgão atuante no município e que constitui uma base operacional para o desenvolvimento das ações de vigilância ambiental em saúde, para a promoção, prevenção e controle de zoonoses. O CCZ é responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais aos homens (zoonoses), através do controle de populações de animais domésticos (cães e gatos) e controle de animais sinantrópicos (morcegos, pombos, ratos, mosquitos, abelhas entre outros).