Educação | 18/08/2025
CECOINs realizam atividades na 14ª Semana do Bebê

A 14ª Semana do Bebê aconteceu de 01 a 09 de agosto, com o tema “Priorizemos a amamentação: criemos sistemas de apoio sustentáveis”. É um evento anual organizado pelas Secretarias de Educação, Cultura, Saúde e Assistência Social, que promove atividades intersetoriais voltadas à primeira infância, com foco em: promoção da saúde e do desenvolvimento integral da criança; valorização do cuidado parental e familiar; incentivo ao aleitamento materno; combate à mortalidade infantil e formação de profissionais e agentes públicos.
Durante a Semana do Bebê, os municípios organizam diversas ações educativas e de acolhimento, como: palestras para famílias sobre cuidados com bebês; oficinas sobre alimentação saudável, higiene, vínculo afetivo etc.; consultas pediátricas e odontológicas e atividades culturais e recreativas para crianças e seus responsáveis.
PROJETO PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA
O Projeto Primeiríssima Infância em Louveira (SP) é uma iniciativa municipal voltada para políticas integradas e intersetoriais com foco nas crianças de 0 a 3 anos. Hoje atingindo cerca de 1600 crianças. Criado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal em parceria com governo paulista, o programa busca mobilizar a comunidade e qualificar as práticas relacionadas ao desenvolvimento infantil desde a gestação até os 3 anos de idade.
Atualmente, a rede municipal de educação de Louveira conta com 7 berçários, atendendo cerca de 500 bebês em período integral. Cada berçário conta com coordenação pedagógica, seis refeições diárias, espaços para amamentação e o desenvolvimento do Programa Saúde na Escola, com visitas de pediatra e dentista, além de espaços para estimulação e desenvolvimento infantil.
Neste ano foram abertos três editais de chamamento para o cadastro de matrículas em berçários. As inscrições são feitas presencialmente na Secretaria Municipal de Educação.
A rede municipal de Educação reconhece que os primeiros anos de vida são decisivos para o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico, por isso investir nesse período reduz desigualdades, melhora o desempenho escolar futuro e contribui para a construção de uma sociedade mais justa e saudável.