Saúde | 16/05/2024

Casa das Oficinas Acalanto completa 1 ano nesta sexta-feira (17)

A Casa das Oficinas Acalanto, inaugurada em 2023, completa 1 ano nesta sexta-feira (17). O espaço tem o objetivo de promover a reabilitação de pacientes para o mercado de trabalho, sendo uma ampliação da Rede de Atenção em Saúde Mental, contando com o atendimento e acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. Em 1 ano de atuação, foram registrados cerca de 1700 atendimentos com aproximadamente 100 usuários. Além disso, o trabalho conquistou Menção Honrosa na Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios, ocorrido na Programação do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, de 17 a 19 de abril na cidade de Santos, no qual apenas 30 trabalhos foram premiados entre os 1600 enviados.

Além de proporcionar os meios para o mercado de trabalho, o espaço realiza oficinas de geração de renda para as pessoas atendidas.
Juntos da equipe multidisciplinar, os usuários têm participação ativa em eventos da cidade, como feiras locais e festas. Além disso, os profissionais realizam palestras sobre o projeto e saúde mental nas empresas da cidade e região.

A Casa das Oficinas Acalanto também gera incentivo e serve de ponto para os pacientes realizarem cursos de capacitação, como cursos do NUCCA, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e para cursinhos pré vestibular. Além disso, também destina para vagas de emprego na cidade.

“Após 1 ano de atuação temos observado a importância da Casa das Oficinas como um local de resgate de sonhos, sendo uma possibilidade de descobrimento de novas habilidades e vocações, além de ser um meio de inclusão de usuários que antes se encontravam à margem”, comenta a coordenadora do Acalanto, Caroline Cruz.

Em compromisso com o cuidado e atendimento em saúde mental, a Prefeitura de Louveira também conta com o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Ambulatório de Saúde Mental e profissionais de saúde mental presentes nas Unidades Básicas de Saúde, sendo assim, um escopo completo montado para atender emergências, realizar tratamentos e reabilitação.

A Casa Acalanto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Para mais informações, entre em contato no telefone: (19) 99766-9943 (WhatsApp).

Casa das Oficinas Acalanto

A Casa das Oficinas Acalanto é um programa de reabilitação, sendo uma ampliação da Rede de Atenção em Saúde Mental, contando também com o trabalho de uma equipe multidisciplinar. Além de proporcionar os meios para o mercado de trabalho, o espaço realiza oficinas que podem ser fontes de renda para as pessoas atendidas. São três frentes de ação:

1. Ofertas de atividade artesanal e produtos: mosaico, bijuteria, crochê, mistura para cappuccino a amanteigados..
2. Ofertas de capacitação para prestação de serviços
3. Inserção dos usuários no mercado formal - lei de cotas em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, bem como vagas não PCD, além de um trabalho de educação em saúde e prevenção de agravos nas empresas da região.

A venda dos produtos baseia-se nos pressupostos da Economia Solidária, e todo valor arrecadado é revertido em geração de renda para os usuários que participam do programa. As decisões são pactuadas e decididas em coletivo.