Geral | 02/12/2014

Cartão Cidadão inicia segunda rodada de visitas

Cartão Cidadão

Os agentes do Programa Cartão Cidadão começaram nesta semana, a segunda rodada de visitas casa a casa, com o objetivo de recolher informações para elaboração do documento, que servirá como o ‘passaporte’ dos louveirenses aos Postos de Saúde, escolas, na área de esporte, entre outros serviços e setores públicos.

Até a próxima sexta-feira (5 de dezembro), os cadastradores percorrem novamente as residências dos Bairros Sagrado Coração de Jesus, 21 de Março e Vila Pasti, todos na região Central de Louveira.

A segunda etapa de visitas faz parte do procedimento normal no processo de elaboração do Cartão Cidadão. Os agentes efetuam duas visitas esporádicas para colher informações prévias e, se o morador estiver ausente nas duas tentativas, um terceiro encontro será agendado previamente por telefone.

Até a tarde de segunda-feira (1º), a coordenação do programa calculou mais de 12 mil visitas desde o início da implantação do programa, em setembro deste ano. Com média de 200 visitas por dia, a expectativa da Prefeitura é cadastrar todas as famílias da cidade até o final do ano para dar início ao programa em janeiro de 2015.

Coordenação solicita retirada dos cartões

Cerca de 200 Cartões Cidadão já foram entregues aos moradores cadastrados. No entanto, segundo a coordenação do Programa, há aproximadamente 8 mil cartões prontos para entrega, mas os moradores não comparem para retirada. “Os munícipes são informados via mensagem SMS para buscar seus cartões, mas não estão comparecendo. Por isso, pedimos a todos os cidadãos já cadastrados há mais de 15 dias acomparecer ao Posto de Atendimento do Programa para retirada do documento”, solicita a coordenadora do Cartão Cidadão em Louveira, Valeria Bernini. Ela completa que é preciso tirar a foto e registrar a digital, no mesmo local, antes da impressão do cartão.

A sede do Cartão Cidadão fica situada à Rua Antonio Chicalhone, nº 338, Bairro Santo Antônio, e funciona das 8h às 20h, de segunda a sexta, e aos sábados, das 8h às 13h.

Vale ressaltar que o Cartão Cidadão é nominal, ou seja, cada morador da residência terá o seu próprio documento.

Como se cadastrar

Para se cadastrar, o morador precisa separar alguns documentos, como: RG, CPF, CHN (Carteira de habilitação), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Declaração de União Estável; e Comprovante de Residência (Carnê de IPTU, Conta de Água ou Energia dos três últimos meses).

Após a primeira conversa com os cadastradores, os munícipes são orientados a comparecer em 15 dias à sede do Cartão Cidadão e fornecer informações complementares, além de cadastrar as digitais.

Para se inserir no programa, o cidadão precisa comprovar residência mínima em Louveira de três meses.

O Programa

O cartão é um projeto que busca conhecer com detalhe a população e integrar os serviços por meio de um único documento, gerando uma base de dados importante para implantação de políticas públicas de qualidade de diferentes secretarias, como saúde, educação, cultura, esporte, assistência social, entre outras.

A partir das informações fornecidas pelo cartão de cada munícipe, a Prefeitura poderá elaborar ações segmentadas e aperfeiçoar serviços com maior precisão. O documento vai possibilitar modernizar e estreitar o relacionamento entre a Prefeitura Municipal e o munícipe, assim como agilizar o atendimento nas diversas áreas do setor público.

A Prefeitura estima colocar o cartão em funcionamento a partir do ano que vem, uma vez que sua implantação depende de algumas etapas preliminares, como o cadastramento dos cidadãos, definição dos serviços e capacitação dos servidores públicos. Mais informações pelos telefones 0800 772 2245 (Ouvidoria) ou (19) 3848 1039 (Cartão Cidadão).

Documentos necessários:

Programação até dia 5: