Governo | 11/06/2015

Cartão Cidadão começa funcionamento pleno em Julho

Cartão Cidadão

Documento funcionará como um passaporte do munícipe aos serviços públicos, que serão oferecidos com mais agilidade

A partir de julho os moradores de Louveira poderão utilizar o Cartão Cidadão para acessar diversos serviços oferecidos pela Prefeitura nas mais variadas áreas, como educação, saúde, esporte e cultura.

O cartão cidadão é um documento individualizado de benefícios. Através dele, os serviços são mapeados e individualizados, oferecendo dados que permitem que as políticas públicas sejam elaboradas com maior eficiência. As informações do cartão auxiliam a Prefeitura durante o planejamento, criação e aperfeiçoamento de políticas públicas em áreas essenciais.

De acordo com o secretário Municipal de Gestão de Projetos e Programas, Vlamir Sartori, o Cartão Cidadão servirá como passaporte de acesso do morador de Louveira a serviços como atendimento em saúde básica nos Postos de Saúde da cidade, retirada de remédios nas farmácias públicas, realização de exames, retirada de livros na Biblioteca Municipal, confirmação de presença nas escolinhas esportivas, pedidos referentes à área de Água e Esgoto, entre outros. “O Cartão Cidadão vai promover um atendimento personalizado e mais ágil em todos os setores da Administração Pública, minimizando filas e o tempo de espera”, explica Sartori. “Vale destacar também que o programa vai gerar uma gestão mais proativa dos problemas encontrados pela população, possibilitando à Administração Pública intensificar soluções visando melhorias na eficiência do atendimento ao munícipe, bem como se adiantar e planejar melhor suas ações, sempre com foco na melhor utilização do recurso público, agilidade nas soluções dos problemas, planejamento de ações e maior precisão na disponibilização de serviços”.

Para atender a população com o documento, a Prefeitura já disponibiliza de 220 leitores de biometria e de cartão distribuídos nos pontos de atendimento municipais, já com o sistema integrado em processo de instalação visando ao funcionamento pleno do Cartão Cidadão. Em fase de testes, o programa opera desde o início do ano em alguns setores, como solicitações de serviços públicos e atendimento nas unidades básicas de saúde. O documento foi utilizado ainda na retirada de ingressos para os shows da Festa da Uva, o que permitiu compilar dados sobre os munícipes a fim de adequar as próximas festas ao perfil do público.

Mais informações pelos telefones 0800 772 2245 (Ouvidoria) ou (19) 3848 1039 (Cartão Cidadão).

Atenção!

Os munícipes que já fizeram o cadastro e ainda não estão com o documento em mãos devem retirá-lo no Posto de Atendimento do Programa, situado à Rua Antonio Chicalhone, nº 338 - Bairro Santo Antônio -, de segunda a sexta, entre às 8h e às 20h, e aos sábados, das 8h às 13h. É importante ter em mãos 1 documento original com foto e um comprovante de residência (Conta de água, luz, IPTU ou contrato de locação). No caso de crianças, levar a certidão de nascimento. No entanto, se o cidadão ainda não forneceu as informações necessárias para o cadastro, é preciso agendar atendimento pelo telefone (19) 3848 1039 ou pelo site www.cartaocidadaolouveira.com.br . (Confira abaixo os documentos necessários).

Números sobre o cartão:

Cadastros: 33.840

Cartões entregues: 22317

Cartões aguardando retirada:11523

Como se cadastrar:

Para se cadastrar, o morador precisa separar alguns documentos, como: RG, CPF, CHN (Carteira de habilitação), Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, Declaração de União Estável; e Comprovante de Residência (Carnê de IPTU, Conta de Água ou Energia dos três últimos meses).
           Para se inserir no programa, o cidadão precisa comprovar residência mínima em Louveira de três meses.

Documentos necessários:

0812_CIM.jpg